Home / - / Que pai é você?

Que pai é você?

Meu pai me deu o maior presente que se pode dar à outra pessoa: ele acreditou em mim.

Jim Valvano

Quando você pensa em Família, o que vem à sua cabeça?

Seja qual for a ideia que você tenha do que seja uma família, saiba que este é um conceito que está mudando. E muito. E rápido.

Hoje, a idéia de família é tão aberta que para o IBGE, uma pessoa que mora sozinha também constitui uma família. Parece estranho? Parece.

Existe ainda uma infinidade de laços afetivos que se arranjam e formam famílias. Casais homoafetivos, casais separados morando juntos, casais que estão juntos mas morando em casas separadas e, claro, as famílias de pais recasados.

Também os casais separados, mas com filhos, continuam a ser uma família. Ainda que completamente transformada . Afinal, filhos são para sempre.

Aquela velha ideia de que apenas é família o casal heterossexual com filhos, não existe mais. Simples assim.

Se o conceito de família se tornou tão abrangente, plástico e escorregadio, o que dizer do papel de pai?

Como diria meu avô, é aqui que a porca torce o rabo. As transformações familiares dos últimos 50 anos atropelaram impiedosamente o papel de macho provedor.

Naquela antiga família, homem trabalhava, mulher ficava em casa e criança obedecia.

Agora, mulher trabalha fora, tem escolaridade média superior a dos homens e disputa, palmo a palmo, o mercado de trabalho. Se ainda recebe um salário inferior, é apenas questão de tempo para que esse jogo vire.

Caríssimo e embasbacado leitor, sinto também informá-lo de que seus filhos não precisam mais de você para saber de onde vem os bebês. Muito menos de como são feitos.

Essas e todas as outras respostas serão buscadas no Google. E toda esta autonomia significa que sua autoridade como um experiente macho/pai/provedor está cada dia mais irrelevante. Então, fica no ar a pergunta de um milhão de dólares e que não quer calar.

Afinal, se você não é mais o provedor exclusivo do lar, não é mais a voz definitiva da experiência e da sabedoria, então qual seria mesmo o seu papel como pai?

Ou trocando em miúdos, que pai é você?

É parceiro, não tá fácil prá ninguém. Se você ainda não tinha pensado em tudo isso, sorry por colocar mais essa pulga atrás da sua orelha.

Mas se essa dúvida não sai da sua cabeça e você nem faz ideia da resposta, não se preocupe. Você não é o único.

Bem vindo ao Clube.