Home / - / Você sabe o que é Cafe racer?

Você sabe o que é Cafe racer?

A grande maioria dos homens é ou já foi apaixonado por motos. Alguns passam parte da vida juntando seus trocados para comprar uma máquina com muitas cilindradas para sair por aí viajando e curtindo! Esse é o clássico estereótipo do velho barbudo com sua chopper na estrada. Mas você também já deve ter ouvido falar o nome cafe racer. Muitos já viram e poucos realmente sabem o que é e o porque desse nome, não é mesmo? Mas calma aí é que eu explico: O ano é 1960, a subcultura Rockers ou Boys Ton-up, jovens rebeldes sedentos por emoção, queriam se divertir com motos rápidas. Ainda não haviam sido construídas auto-estradas ao redor das cidades britânicas, mas a pegada era apostar corrida entre um café e outro com o objetivo de: voltar para o Café Ace antes da música da jukebox ter terminado.

Ton-up?

O ponto alto dessas motos era fazer o “Ton-up”, gíria usada para quem conseguia alcançar 100mph (aproximadamente 160km/h). E como falei no começo, o ano era 1960, alcançar essa velocidade não era lá muito fácil! Daí vinham as transformações: os pneus eram trocados pelos de alta performance, como os Dunlop TT100, assim como o escapamento e carburador. As mudanças para aliviar o peso muitas vezes transformavam a moto em uma monoposto, e a busca pela aerodinâmica fez surgir as primeiras semi-carenadas. Uma modificação que ficaria para a história foi a construção da “Triton”, que possuía o motor da Triumph Bonneville em um quadro featherbed da Norton. O melhor motor para o melhor piloto!


 A primeira Triton.


O Ace Cafe, em Londres, era um lugar popular. Foi de lá que surgiu a história dos pilotos que colocavam uma moeda na jukebox e corriam até suas motos para darem uma volta completa até a ponte, tentando voltar para o café antes da música terminar.

Jovens rebeldes criando motos velozes em suas casas, tudo isso por não ter grana para comprar as novas do momento. Mas infelizmente chegaram as motos japonesas com potência e muito superior às motos britânicas e com um valor acessível pra galera. Foi o fim das motos britânicas em 70 e também fechou o tempo de ouro das café racer. Daí pra frente foram epenas brincadeira e brigas com a galera das lambretas, mas o assunto nunca morreu, tanto é que até hoje se vê muitas racers nas ruas. Lindas, com motores que vão de 125cc até onde a imaginação e a grana podem pagar…

Então já sabe: Rockers + motos mexidas + mas ace café = café racer

Bora lá construir a sua CAFÉ RACER e curtir um pouco o vento na cara como nos velhos tempo?

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *