Home / - / Que pena, Zé!

Que pena, Zé!

Nesta semana, o assédio sexual de José Mayer sobre uma colega de trabalho monopolizou irresistivelmente as redes sociais. Muito se falou e ainda se fala sobre o caso.

Há vinte dias, quando do lançamento do Clube dos Caras, José Mayer teria sido um convidado de honra. Hoje estaria expulso do Clube. Quem diria!?

Com mais de 40 anos de profissão, José Mayer sempre fez papéis sedutores mas parecia um cara centrado, sem deslumbramentos e com a imagem de galã bom moço. Jogou tudo fora em segundos. Errou feio. Provavelmente vai responder por crime e sua carreira de ator está encerrada.

Para tentar aliviar sua situação contratou uma agencia especializada na gestão de crises que atuou com rapidez e inteligência. Através dela, divulgou uma carta aberta onde o ator assumiu o erro de maneira inquestionável mas desviava o foco para os valores de uma geração machista. Foi uma excelente tentativa de mudar os rumos do debate, dividindo o peso da situação com toda a sociedade. Foi quase uma provocação, e eu adoro provocações.

Este é um mundo com valores machistas. Verdade. As mulheres tem toda razão na grita generalizada por mudanças. É preciso dar um basta em qualquer tipo de opressão e constrangimento de qualquer ser humano. Seja lá de qual sexo for. E é este detalhe que falta para fechar a equação.

A cultura machista é opressiva e constrangedora não apenas para as mulheres, mas para os homens também. Pense comigo, o que faz um cara na posição do Zé Mayer passar por um perrengue deste? Pois é, são estes valores que oprimem, constrangem e retiram das pessoas, homens e mulheres, a possibilidade de se relacionarem respeitosamente.

Já chega disso. Já chega desta cultura machista.

Que pena, Zé. Nós, aqui do clube, gostávamos de você.