Home / - / Chocolate, qual comer sem comprometer a saúde?

Chocolate, qual comer sem comprometer a saúde?

Os cristãos celebram a Páscoa neste domingo e é impossível pensar na data sem lembrar dos ovos de chocolate. É neste dia em que as pessoas costumam se presentear com diferentes tipos e tamanhos.

Bom, mas como essa matéria não tem cunho religioso, meu chapa, vou direto ao assunto: será que dá para comer chocolate sem enfiar o pé na jaca?

Conversei com o nutricionista Dr. Renato Lorenzon, que tem especialização em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Esportiva. Segundo ele, “A Páscoa deve ser aproveitada. O chocolate está sempre presente na data e se consumido com moderação não causa problema”.

Particularmente, não faço questão de comer chocolate, mas sei que são inúmeras opções e variedades. E sem falar dos ovos de Páscoa Gourmet que estão na moda. Mas qual comer?

Ainda segundo Renato, “os chocolates mais indicados seriam os amargos (acima de 70%) por serem menos calóricos e ricos em flavonóides, que são substâncias que ajudam na circulação. Além disso, possuem antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce. Quanto maior a quantidade de massa de cacau, melhores serão os seus benefícios. Já o chocolate em leite é o menos indicado devido a grande quantidade de açúcar e gordura”.

Legal, já sabemos qual é a melhor opção, mas isso não quer dizer que podemos consumi-los como se fosse o último dia de vida. “O ideal é consumir o chocolate com moderação, evitando assim o exagero”, conclui o nutricionista.