Home / - / O frio é a época do ano ideal para treinar e perder peso

O frio é a época do ano ideal para treinar e perder peso

O frio já chegou, porém o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho e termina em 22 de setembro. É nessa época do ano que costumamos perder para à preguiça, período de um bom cobertor no sofá e comida quente no prato.

Mas e as atividades físicas? Afinal, devemos cuidar da saúde e do nosso corpo durante o ano todo. Um empurrãozinho as vezes é necessário e não faz mal a ninguém.

Quer mudar e ter mais qualidade de vida? Comece agora!

Quem frequenta academia sabe que as baixas temperaturas afastam as pessoas da prática esportiva e pensando nisso, conversei com o educador físico pós graduado em Fisiologia do Exercício, Henrique Facanali que explicou o que muita gente não sabe. Segundo ele, “a porcentagem de alunos que inicia o treinamento nesse período já sente os benefícios e dificilmente irá desistir no futuro. Afinal, essas pessoas já passaram pela “pior” época do ano“.

Então já sabemos que, geralmente quem começa a treinar no período mais frio do ano, está preparado para enfrentar as dificuldades no calor.

E já que o frio aumenta o gasto calórico, aumentando a energia para nos aquecer, é possível aproveitar esta época para perder peso. “O tempo mais frio é o ideal para quem quer emagrecer, justamente pelo maior gasto de energia para manter o corpo em funcionamento“, afirma Henrique Facanalli.

E a boca professor, o que fazer com aquela vontade de comer? “Cada pessoa tem a sua individualidade biológica, ou seja, seus treinos e alimentação devem ser adequadas para o seu estilo de vida e para o seu biotipo (ectomorfo – naturalmente magro, com baixo percentual de gordura, mesomorfo – facilmente pode ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura e endomorfo – possui muita facilidade em ganhar peso). Pra isso, busquem a educação física, os nutricionistas e os médicos responsáveis para o melhor aproveitamento dos estímulos“.

“O inverno também é uma ótima oportunidade de reeducação alimentar. Comer mais vezes durante o dia, mas em menor quantidade. Procure um nutricionista.”, diz o educador físico Henrique Facanali.

Aproveite o frio, maximize os resultados e prepare-se para o verão. Foi dada a largada!