Home / - / A navalha de um jeito que você nunca viu

A navalha de um jeito que você nunca viu

A navalha voltou com tudo!

Segundo historiadores, os nossos ancestrais descobriram que era possível retirar pelos corporais usando pedras afiadas como ferramentas, há cerca de 30 mil anos. Mas foi somente em 1770, que o homem usou de maneira prática uma invenção francesa, criada por Jean-Jacques, em 1770 e aperfeiçoada séculos depois pelos americanos. Nasceu aí a navalha!

Mas a navalha sempre carregou um certo simbolismo, um estigma….digamos, nada conservador!

Há quem diz que no início do século 20, no Brasil, ela era utilizada como arma nas rodas de capoeiras. Não deve ser por acaso que exista o golpe chamado popularmente de a “navalha voadora”.  E sem falar das máfias italianas que as usavam nas ruas, concedendo assim, respeito entre os seus inimigos e medo pela população.

Como fã de filmes de terror, é impossível citá-la sem lembrar da cena em que o Conde Drácula (interpretado pelo ator Gary Oldman) lambe a navalha suja de sangue, no filme Drácula de Bram Stoker de 1992.

Vlad Tepes, o Drácula

Voltando as barbearias, com o “boom” das lojas retrôs, as navalhas tornaram-se ferramentas seguras e com itens descartáveis. Com a popularização dos cortes de cabelo vintage, a navalha dá o toque especial e realiza detalhes, como o “razor part”, que nada mais é que a divisão do cabelo feita por ela.

O ator Clark Gable marcou época com o seu cabelo dividido por navalha

Segurança em primeiro lugar

Assim também é a barbearia Santa Barba em Jundiaí, uma das primeiras do país à reviver esse conceito da velha escola. Tive à oportunidade de cortar o cabelo com Marcelo Dantas, um dos proprietários do local. A navalha é item indispensável para cabelo, barba e bigode; e de maneira segura, é possível viajar pelo tempo e escolher a tendência.

A Barbearia Santa Barba é referência em todo o país.

A navalha sobreviveu e se adaptou. Criou novas caras, mas estará sempre presente no universo masculino.

Acesso o site www.santabarba.com.br e fique por dentro. Marque o seu horário!