Home / - / FLOW – uma conexão profunda com você mesmo

FLOW – uma conexão profunda com você mesmo

Sempre que inicio um seminário, um workshop ou uma palestra, acontece algo deliciosamente surpreendente. Os primeiros minutos trazem um certo frio na barriga. Mas depois, rapidamente, meu estado emocional se altera radicalmente e começo a entrar em profunda conexão com a plateia.

Este estado emocional é chamado de FLOW, ou em português, Fluxo. O conceito de FLOW é cada vez mais usado por psicólogos e coaches, estando profundamente relacionado com as ideias de FELICIDADE e CRIATIVIDADE.

O conceito foi criado pelo psicólogo húngaro Mihaly Csikszentmihalyi e desde então tem sido aplicado pela psicologia positiva com resultados e descobertas fascinantes.

Você já entrou em FLOW muitas vezes na sua vida, mas com certeza não sabia que este era o nome do bicho.

Sabe aquela sensação de que o tempo pára quando a gente está fazendo o que gosta? Isso é FLOW. E quando você acaba, mal se lembra do que aconteceu enquanto estava envolvido na tarefa? Isso é FLOW.

Ainda existem outras características que definem de maneira bastante precisa o estado de FLOW. Uma das mais fantásticas é o sentimento de imenso prazer que invade alguém imerso em FLOW. Quando isso acontece, nenhuma outra recompensa é necessária. A própria realização da atividade é altamente satisfatória. É como se você e a atividade se tornassem uma coisa só. Seu grau de foco é máximo.

E talvez a mais prazerosa característica do FLOW seja a percepção que a atividade transcorre com absoluta calma e equilíbrio. A atividade nunca é difícil ou fácil demais. É sempre na exata medida da capacidade máxima de quem a executa.

Você agora deve estar se perguntando o que isso tem a ver com sua vida. A resposta é tudo.

Se você sente que no seu trabalho, em casa com sua família ou mesmo com seus amigos, o estado de FLOW acontece com naturalidade, então você está no caminho certo.

No entanto, trabalhando como Coach, conheci muita gente que acorda na segunda esperando a sexta e, no trabalho, tem sempre a impressão que o  relógio está quebrado.

Se você é uma destas pessoas, é hora de rever caminhos.

Mudar os rumos da vida exige coragem e disciplina. É verdade.

Mas exige, principalmente, auto conhecimento. Saber o que te leva a entrar no estado de FLOW é, simplesmente, descobrir o que te leva mais perto da realização como um ser humano pleno.

Cara, descubra o que te leva a este estado mental fabuloso. E então, mude sua vida para sempre.