Home / - / QUER MELHORAR SEU RELACIONAMENTO? – Escuta aqui.

QUER MELHORAR SEU RELACIONAMENTO? – Escuta aqui.

Existe uma forma muito simples de melhorar seu relacionamento. Basta que você entenda e aplique as técnicas de Escuta Ativa. Você não vai acreditar nos resultados.

Todos nós somos treinados desde de pequenos na arte de nos expressar.Primeiro, aprendemos a falar.  Depois, na escola, escrevemos as primeiras letras, as primeiras frases e depois a criar textos.

No mundo adulto, a exigem fica maior. Por isso existem milhares de vídeos no Youtube dando dicas para falar em público e inúmeros cursos de Oratória.

Mas alguém já te ensinou a escutar? Você já viu algum curso de “Escutatória”?

Ao contrário da expressão verbal, a arte da escuta sempre esteve relegada a segundo plano.

Assim como tudo na vida, escutar exige treino e técnica. Mas no nosso dia a dia usamos a escuta de forma muito superficial e simplista.

Afinal, a maioria das interações que temos com as pessoas ao longo de um dia típico não exige grande esforço de compreensão.

Normalmente são diálogos curtos e rápidos, com perguntas simples e diretas.

Como foi seu dia? Vamos dar uma volta? Você me faz um favor? Já fez sua lição?

Não há como ter mal entendido com coisas tão triviais. E cá entre nós, na maioria das vezes você nem está tão interessado assim na resposta…

Por isso nossa capacidade de escutar ativamente foi se atrofiando. E quando chega a hora de discutir a relação, o bicho pega feio.

Se for para expressar sentimentos, então, nem se fala. Ou melhor, nem se escuta.

Mudar isto não é difícil, mas exige uma mudança da sua postura quando estiver dialogando com alguém. Veja os pontos principais para começar a praticar a Escuta Ativa.

  1. Quando duas pessoas se dispõe a se ouvir atenta e respeitosamente, estão se dando algo muito precioso. Algo que não se pode comprar, criar ou armazenar: o seu próprio tempo. Por isso, ouvir tem muito de doação. E sempre que alguém perceber que está sendo verdadeiramente ouvido, se sentirá grato.
  1. Escutar alguém significa tentar entender sua posição. Nem sempre isso é fácil. Algumas pessoas tem dificuldade de expressão. Falam também com as mãos e com as expressões faciais. Isto exige de quem escuta, boa dose de concentração e genuína curiosidade.
  2. Depois que a pessoa terminar de expor seu ponto de vista, teste o que você entendeu. Diga algo do tipo: “se entendi bem, você está me dizendo que…” e diga com suas próprias palavras o que você entendeu. Sem julgamentos. Apenas transmita o seu entendimento.
  1. Depois, faça o mesmo com o seu ponto de vista. Exponha e convide a pessoa a repetir com suas palavras qual foi seu entendimento. Desta forma, vocês vão tendo confiança no entendimento mútuo. O diálogo vai fluir muito melhor e você vai se surpreender.

Cara, claro que estes são apenas os primeiros passos na arte de escutar. Mas se você conseguir praticar de forma sistemática, não tem erro, seu relacionamento vai melhora muito.

Bora lá, estou te escutando.

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

O que te faz falta?

Acho que se  alguém te perguntar “o que te faz falta?”, sua resposta poderia ser …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *