Home / - / Sexta feira 13 e gato preto. Qual a sua superstição?

Sexta feira 13 e gato preto. Qual a sua superstição?

Quem nunca bateu na madeira três vezes para afastar o azar que atire a primeira figa, patuá, ferradura ou outro amuleto que o valha! As superstições existem desde que o homem se entende por homem. Embora não haja comprovação científica de que realmente funcionem, crendices de toda sorte resistem até hoje.

Essa semana tem uma sexta feira 13, e você sabia que isso acontece quando o mês se inicia num domingo? Sorte ou azar, acreditando ou não, a gente sempre se pega esbarrando em algumas dessas superstições mesmo não dando muita atenção, vai que…. né?

Muitas pessoas consideram o número 13 como um símbolo de sorte, no entanto, a “sexta feira 13” ficou marcada como um dia de “maus agouros” e acontecimentos negativos. Uma das hipóteses, de acordo com o cristianismo, diz que a sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado, sendo que na sua última ceia estavam 13 pessoas sentadas à mesa.

No Brasil isso é mais folclórico do que superstição, já nos Estados Unidos, muitos prédios não tem o 13o andar, assim como o Banco Safra da Avenida Paulista também não tem.

E passar debaixo de uma escada? Ah certeza que você também já desviou mesmo não acreditando em nada, parece que é automático. A escada é símbolo da subida, da elevação e acesso social. Passar por baixo dela é afastar-se daquilo que progride segundo a lenda.

Mas se você prefere uma explicação mais histórica, é preciso voltar ao Egito antigo mais uma vez. Uma parede encostada em uma parede forma um triângulo, uma forma sagrada para os egípcios. Passar por um triângulo seria como profanar essa imagem sagrada.

A superstição tem tanta força que, no século 17, na Inglaterra, alguns criminosos eram obrigados a caminhar debaixo de uma escada antes de seu caminho para a forca.

E se você encontrar um gato preto na sexta feira 13, quem arrepia primeiro, você ou ele?

Conta a história que um pai e um filho estavam andando em Lincolnshire, na Inglaterra, quando um gato preto cruzou o caminho deles. Eles então decidiram tacar pedras no gato, apenas por diversão. O gato fugiu e entrou na casa de um mulher, que na época era suspeita de praticar bruxaria.

No dia seguinte, a dona da casa apareceu mancando e ferida. Pai e filho acreditaram que aquilo era mais do que uma coincidência e foi aí que se iniciou o mito de que bruxas poderiam se transformar em gatos pretos.

Assim, infelizmente, os gatos pretos passaram a serem vistos como símbolos do mal em algumas partes do mundo.

Ou seja, nada faz muito sentido, a sexta feira 13 vai ser próspera e podemos adotar um gato preto, mas eu vou ali fechar o guarda-chuva aberto na sala porque dizem…

Boa semana de sorte a todos!

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *