Home / - / A ignorância de Neymar em xingar de “mongol”

A ignorância de Neymar em xingar de “mongol”

Eu nunca tinha usado as redes sociais para me posicionar sobre politica, religião ou algum acontecimento que eu estivesse de acordo ou não. Mas pela primeira vez, uma declaração infeliz ou até mesmo ingênua, me fez abrir mão do silêncio.

Neymar usou seu instagram para denunciar um suposto rapaz que estava se passando por ele e aplicando golpes, até ai tudo bem. O que me revoltou foi o termo que ele usou para insultar o rapaz: “mongol”.

Como ele não se referiu aos nascido na Mongólia, seu intuito foi de xingá-lo de “mongoloide”, termo pejorativo e ofensivo usado antigamente para as pessoas com Síndrome de Down.

Se eu não tivesse um Down na família, talvez eu tivesse ficado quieto assim como sempre fiquei diante de tudo que a internet escancara, mas desta vez foi diferente, resolvi dar voz aqueles que não saberiam se defender e desconstruir um xingamento tão infeliz que ofende até mesmo aos nascidos na Mongólia, ao ponto do governo de lá ter entrado, em 1965, com uma queixa à Organização Mundial da Saúde sobre o termo depreciativo em relação a eles.

Ou seja, xingar alguém de “mongol” não cai bem para ninguém, ainda mais para um jogador do porte e carisma dele onde tudo que ele faz e fala vira modinha e cai no gosto popular muito fácil.

Sei da batalha dos pais que tem um filho Down, acompanhei e fui testemunha das dificuldades desde ao nascimento até os preconceitos que injustamente são submetidos.

Há 30 anos quando meu primo Lucas nasceu, não existia todo esse apoio e infraestrutura que hoje as grandes cidades oferecem, e a luta era quase que solitária.

Quem conhece um Down sabe o quanto eles são capazes se estimulados desde o nascimento, e o mínimo que merecem é respeito, amor e tratamento igual  dado para todos.

As reuniões de família passaram a ter mais música, mais dança e até mesmo mais discursos emocionados que somente eles sabem fazer. Quem convive sabe.

Neymar ainda não se desculpou pelo seu erro, a falta de sensibilidade é pior do que a ignorância.