-- Geek

Você realmente sabe o que é um meme?

Tenho certeza que todo mundo já compartilhou. Basta logar a internet ou ligar o WhatsApp que eles surgem e amigo, é quase impossível não repassar! rs Eu me refiro do “meme”. E quem acha que ele nasceu há pouco tempo, está bem enganado!

Origem:

O termo meme surgiu pela primeira vez no bestseller do escritor britânico, Richard Dawkins, conhecido por ser o ateu mais influente nos dias de hoje, “O Gene Egoísta”. Ele vem da palavra grega “mimeme“, o que significa “algo que é imitado“.

A cultura pop engoliu o meme e é impossível imaginar situações do cotidiano sem a sua presença. Lembro do seu “boom” na era do Orkut e fóruns. “FUU”, “Troll Face” e “Forever Alone” são uns dos principais exemplos.

Mas é preciso tomar muito cuidado na hora de definir um meme, já que ele costuma ser confundido com o “viral”.

Viral:

É uma informação que se espalha com finalidade de cópia, ou seja, ele não sofre alteração durante o processo de compartilhamento. Ele é bastante utilizado pelas agências de marketing (vídeos na maioria das vezes) e influenciadores digitais. O viral, “viraliza”! Tchanammmmm! hehe. Ele cola, gruda e após um tempo, some! Temos o exemplo da “Luíza está no Canadá”.

“Meme” e “viral” explicados, encerro o meu texto por aqui. É hora de entrar um pouco no WhatsApp para responder umas conversas com alguns memes idiotas. Sim, eu gosto!

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do blog.

Clique para comentar