Home / - / Você realmente sabe o que é um meme?

Você realmente sabe o que é um meme?

Tenho certeza que todo mundo já compartilhou. Basta logar a internet ou ligar o WhatsApp que eles surgem e amigo, é quase impossível não repassar! rs Eu me refiro do “meme”. E quem acha que ele nasceu há pouco tempo, está bem enganado!

Origem:

O termo meme surgiu pela primeira vez no bestseller do escritor britânico, Richard Dawkins, conhecido por ser o ateu mais influente nos dias de hoje, “O Gene Egoísta”. Ele vem da palavra grega “mimeme“, o que significa “algo que é imitado“.

A cultura pop engoliu o meme e é impossível imaginar situações do cotidiano sem a sua presença. Lembro do seu “boom” na era do Orkut e fóruns. “FUU”, “Troll Face” e “Forever Alone” são uns dos principais exemplos.

Mas é preciso tomar muito cuidado na hora de definir um meme, já que ele costuma ser confundido com o “viral”.

Viral:

É uma informação que se espalha com finalidade de cópia, ou seja, ele não sofre alteração durante o processo de compartilhamento. Ele é bastante utilizado pelas agências de marketing (vídeos na maioria das vezes) e influenciadores digitais. O viral, “viraliza”! Tchanammmmm! hehe. Ele cola, gruda e após um tempo, some! Temos o exemplo da “Luíza está no Canadá”.

“Meme” e “viral” explicados, encerro o meu texto por aqui. É hora de entrar um pouco no WhatsApp para responder umas conversas com alguns memes idiotas. Sim, eu gosto!