Home / - / Quando o sonho de ser jogador de futebol pode se tornar um pesadelo

Quando o sonho de ser jogador de futebol pode se tornar um pesadelo

Janeiro é o mês em que, com as férias e pré-temporada do futebol profissional, todas as atenções estão voltadas para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição de categorias de base do futebol brasileiro e que desperta o sonho de qualquer jovem em se tornar um jogador de futebol.

Nota-se o quanto o sonho de um jovem atleta é importante quando acompanhamos quase 3 mil atletas, entre 16 e 19 anos, se enfrentando nos gramados do Estado de São Paulo. É a oportunidade de serem reconhecidos pelos seus clubes ou por outros maiores, podendo se tornar um atleta profissional.

Recordo-me bem de quando disputei a Copa São Paulo. Foi no ano de 1989 e, naquela época, apenas 32 equipes participavam da competição. Posso afirmar tranquilamente que conheço bem esse sonho de se tornar um atleta profissional de sucesso e o quanto essa competição contribuiu para isso.

Nessa minha primeira – e única – “Copinha” disputada, vesti a camisa do São Paulo F.C. e tive como parceiros de gramados alguns bons jogadores, entre eles o Cafu, que alguns anos depois levantaria a taça do Penta pela Seleção Brasileira.

O time sub-20 do São Paulo F.C. em1989 tinha o incansável Cafu (com a mão na bola)

Era um tempo em que as regras e os comportamentos do “sistema” futebol eram outros. Existiam pouquíssimos empresários ou agentes de atletas. Os responsáveis por intermediar a chegada de um atleta a um clube eram, ou os famosos “olheiros”, ou os próprios técnicos, que estavam atentos ao torneio.

Havia também outra forma de entrar num grande clube: as avaliações, também conhecidas como peneiras. Passei por duas delas: uma aos 15 anos, no Guarani F.C. de Campinas e, anos depois,  no São Paulo F.C., já com 19 anos. Fui aprovado em ambas. O incansável Cafu, passou por 14 peneiras em sua vida!  Foi  aprovado na última delas, no São Paulo F.C. clube que lhe proporcionou uma carreira de sucesso.

Atualmente, esses processos de avaliação e captação de atletas jovens andam bem diferentes.

Peneira do Santos F.C. realizada no interior de São Paulo

Surgiram nesse universo os denominados “empresários”,  personagens que, na sua maioria, afirmam conseguir vagas para garotos em clubes de futebol. Nem tudo é verdade!

Aproveitando-se do sonho desses jovens , usurpam dinheiro de pais e familiares na promessa da realização do sonho de ser um jogador de futebol. Inocentes e na certeza de estrarem fazendo o certo, caem no golpe.

Quantos e quantos casos já são conhecidos e noticiados sobre o assunto hoje no Brasil.

Posso afirmar que ainda existem bons agentes, aqueles  que  trabalham de forma profissional e séria, mas infelizmente são a minoria. Aliás, conheço muitos deles.

Para não cair nas armadilhas de alguns maus profissionais, um bom conselho é não acreditar em caminhos fáceis.

Pelo contrário: o caminho é árduo, mas é compensador. Vale muito aquele velho chavão de que é necessária muita inspiração e uma grande carga de transpiração.

Deve-se ter a consciência que muitos iniciam o caminho, mas poucos chegam a realização desse sonho.

Casos como Neymar, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e outros, são raros. Mas vale a pena lutar pelo sonho.

O Corinthians é o clube que mais vezes venceu a Copa São Paulo de Futebol Jr

Para não encontrar um pesadelo pelo caminho vão aí algumas dicas importantes:

  • Se alguém pedir dinheiro em troca de uma vaga num clube, jamais dê! Certamente é um golpe!
  • Desconfie de quem prega ter muitos contatos e facilidades dentro de clubes. Instituições esportivas sérias não precisam de intermediários com tamanha influência e com nenhum compromisso oficial com elas.
  • Procure sempre informações sobre as avaliações/peneiras nos canais de comunicação oficiais dos clubes (site) . É a melhor forma de confirmar se é uma ação oficial do clube ou não.
  • Caso algum agente/empresário oferecer uma assessoria, pesquise seu histórico. Procure saber se ele é um agente oficial reconhecido. Essa informação pode ser encontrada através dos canais de comunicção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol)
  • Jamais assine qualquer documento ou procuração sem antes consultar um advogado
  • Não se deve acreditar em caminhos fáceis e curtos. Eles podem levá-lo a uma armadilha, que se tornará um pesadelo e uma grande decepção!
Cuidado com os falsos empresários! Eles podem transformar sonhos em pesadelos

E a você,  pai ou mãe de um jovem que tem esses sonhos: apoie sempre seu filho! Monitore as situações acima descritas e não permita a aproximação de oportunistas.

Ajude-o a buscar o sonho de ser um jogador de futebol mas não acredite em atalhos.

Eles podem transformar o grande sonho no pior pesadelo de sua vida.

 

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

8 comentários

  1. Avatar

    Ótima análise sobre a realidade do futebol vivenciado nas categorias de base e os cuidados que são necessários ter para não entrar em situações decepcionantes. Parabéns pelo texto que está bem embasado por quem sabe do assunto.

    • Avatar

      Olá Genilson! Obrigado pelo comentário! Certamente você também é muito conhecedor desse universo chamado futebol e o quanto é necessário estar atento às ações desses oportunistas que tentam usurpar sonhos dos garotos. Um gtande abraço!

  2. Avatar

    Boa noite.so presidente da Associação esportiva social e cultural kaós laranjeiras cidade caieiras á 18 anos trabalhamos com crianças e adolescentes nunca cobramos dinheiro.dos participates nem recebemos dos governos,federal estadual ou municipal aqui formamos o cidadão do bem.aqui tem uns que merece oportunidades.mais sempre ouvimos falar nesses,aproveiradores aqui na nossa cidade caieiras.ja revelou muitos talentos,quando conquitão não lembra nem de dar uma palestra.vc esta correto tem meu apoio e respeito.Marcos Bonequini

    • Avatar

      Olá, Edvaldo! Parabéns pela iniciativa de inserir jovens no futebol e de estar utilizando esse esporte como inclusão social! Sabe-se que há muitas instituições realizando um trabalho muito sério e muitas vezes com muitas dificuldades,, mas que sofrem com a ação de oportunistas, que acabam asssediando os garotos mais talentosos. Obrigado pelo comentário e fica o convite a continuar nos seguindo aqui e interagindo conosco sempre. Abraços !

  3. Avatar

    Nada é melhor do que ouvir a opinião de quem conhece o assunto, tanto dentro do campo, como fora dele. Assino embaixo de tudo o que foi dito. Parabéns Marcos por sua carreira e conquistas dentro de campo. Isso é para poucos, bem poucos. E parabéns por sua carreira como gestor de futebol. Sua opinião embasada e sua contribuição responsável são muito importantes para aqueles que atuam ou querem atuar no futebol.

    • Avatar

      Obrigado, Mário! Vindo de alguém com o seu conhecimento e envolvimento com o meio do futebol, é gratificante. Sabemos bem o quanto esse assunto é presente no meio e o quanto sofremos para combatê-lo. Um grande abraço !!!

  4. Avatar

    Parabéns Bonequini, como tudo na vida, desconfie do que é muito fácil, aproveitadores tem de monte, ainda mais dentro de um futebol “falido”que vivemos hoje, grande abraço…

    • Avatar

      Ola, Bardi! Obrigado pelo comentário! Realmente vivemos um momento de falência – financeira e moral – no futebol brasileiro. Ainda bem que ainda contamos com bons profissionais na modalidade, o que nos dá a esperança de muita coisa melhorar. Um grande abraço e continue nos prestigiando aqui no Clube dos Caras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *