Home / - / Um herói da superação

Um herói da superação

“Ele é um herói brasileiro das Paralimpíadas. Não o conheço pessoalmente e jamais tive um contato sequer. Mas já aprendi a admirá-lo pela grande história de vida – no esporte e fora dele – que esse garoto de apenas 15 anos tem.”

Seu nome é Cristian Ribera, é morador de Jundiaí, integrante do PEAMA (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas) e é paratleta da delegação brasileira nas Paralimpiadas de Inverno de PyeongChang, na Coréia do Sul.

Ele foi o mais jovem competidor dessa edição paralimpica. Tornou-se um exemplo de maturidade e grandeza ao conquistar a inédita sexta colocação na prova de esqui cross country de 15 km sentado. Jamais um atleta latino americano havia conquistado tal feito – em qualquer modalidade – numa prova Olímpica ou Paralimpica de Inverno.

O garoto fez história!

Cristian nasceu com artrogripose,uma doença congênita das articulações das extremidades. Devido a esse problema, já passou por 21 cirurgias nas pernas – a última delas há quatro anos – para ter uma melhor qualidade de vida.

Venceu as barreiras das limitações físicas, do preconceito e arregaçou as mangas rumo ao esporte.

Em PyeongChang, competiu em quatro provas e esteve no top 10  em duas delas (um 6° e um 9° lugares), chamando a atenção do mundo para o seu surpreendente desempenho, principalmente por ser nativo de um país em que não há neve.

Em meio a grande alegria e comemorações, nosso jovem paratleta desembarcou na última terça-feira no Brasil , onde foi recrpcionado pela familia e por uma legião de amigos no Aeroporto de Guarulhos.

Horas depois, em Jundiai, recebeu o carinho e reconhecimento dos professores e companheiros do PEAMA no Complexo Esportivo do Bolão, local de seus treinamentos diários.

Nosso jovem herói não pára. Certamente tem metas mais audaciosas para o futuro . Um exemplo de superação, garra e persistência.

Para ilustrar um pouco o que se esperava dos atletas brasileiros – e do próprio Cristian – encontrei esse vídeo oficial na página do Comitê Paralímpico Brasieiro. Vale a pena assistir.