Home / - / Você teria coragem de colocar tudo que posta na internet num outdoor em frente à casa da sua mãe?

Em período de “Fake News”, está cada dia mais complicado fazer parte das redes sociais. Tenho a impressão de que todo mundo quer compartilhar algo, mesmo sem checar a veracidade da informação, apenas por “likes”. Seria algo como um status online.“Você viu quantas curtidas, ops…reações, eu tive? E os comentários então? Bombou!

E quando essa postagem é desmascarada, como funciona? Ela é deletada e nada mais? E a retratação?

É aí que mora o problema!

No jornalismo, caso haja (e acontece) erros de conteúdo na informação, há sempre uma retratação! Quem nunca assistiu um telejornal e antes do encerramento acompanhou o âncora corrigindo o que foi passado na edição?

Opinião nós temos, mas é preciso muito cuidado na hora de expor!

Certa vez li um artigo que perguntava, “Você teria coragem de colocar num outdoor em frente à casa da sua mãe tudo que posta na internet?” Teria?

Linchamento virtual

Sabe aquela imagem editada que você compartilha sem checar? Aquele vídeo fora de contexto? Aquele nome, que muitas vezes vem acompanhado de RG, CPF, CNPJ, endereço e nome de parentes? Você faz parte do grupo de agressores virtuais! Aquelas pessoas que se unem para fazer justiça com as próprias mãos.

Já teve dúvida de postar algo? Se tiver, quer dizer que o post não é adequado! Tudo na internet é interpretativo, tome cuidado e seja seguro de seus atos. Não distorça a informação!

Crime

A Polícia Federal e o Federal Bureau of Investigation (FBI) já trabalham na investigação de crimes cibernéticos, incluindo as notícias falsas. Em época de campanha eleitoral o trabalho promete ser mais rígido.

Existe também um Projeto de Lei do Senado (473/2017) que prevê até três anos de detenção para quem divulgar notícias falsas, sabendo que tratam-se de informações inverídicas.

Um simples clique pode se tornar um problema real e não apenas para você!