Home / - / Há séculos o boné faz a cabeça das pessoas

Há séculos o boné faz a cabeça das pessoas

O boné deixou de ser apenas um acessório e há um bom tempo se tornou parte da vestimenta, complementando estilo, diferenciando tribos urbanas e fazendo parte de coleções de moda em todo o mundo.

Cresci usando bonés e ganhei o meu muito cedo com meses de idade. Ainda gosto de usá-los não apenas em treinos, mas também no dia a dia, combinando com roupas e por mais estranho que pareça se está Sol…pouco importa!

Muito comum no esporte, o boné chegou a ser popular devido ao beisebol,  no século 19. Mas antes disso,  sofreu diversas transformações e caminhou lado a lado com o desenvolvimento social e urbano.

Origem

Sua primeira aparição foi no antigo Egito, em uma versão primitiva de proteção ao sol, mas a origem da palavra é francesa, “bonnet”, que seria o nome dado aos profissionais (em sua maioria mulheres) que usavam um acessório na cabeça feito de malha para a proteção de raios solares. Um exemplar de 2.550 anos atrás está exposto em um museu na França.

Principais tipos de bonés:

Aba curva

São os modelos esportivos, ideais para manter uma boa visão, conseguir correr sem que ele “voe” da cabeça  e claro, proteção ao sol como todos os outros. Existem modelos com materiais apropriados que não molham, possibilitando o seu uso em esportes aquáticos.

Aba reta

Como o nome já diz, sua aba é reta e muito famoso na cultura Hip Hop, jogadores de basquete, skatistas e para quem busca um visual mais urbano.

Trucker

São os bonés de modelo caminhoneiro. Eles possuem mais estilo, geralmente espuma em seu interior e logos chamativos. Ideal para quem busca estilo vintage.

Snapback

Utilizado em vários modelos, o snapback nada mais é que o boné ajustável com uma “presilha de plástico” que permite maior conforto e ajuste.

Strapback

Lembra o snapback, mas a diferença está na peça ajustável, agora com uma fivela de metal e um pequeno sinto de tecido.

Tipo, estilo, para frente ou para trás pouco importa. O legal é usar, cara!