Home / - / Quem é quem na Copa do Mundo: quais são os favoritos?
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Quem é quem na Copa do Mundo: quais são os favoritos?

Faltando duas semanas para o início da Copa da Rússia, algumas seleções aparecem como favoritas. Mas será que não pinta nenhuma surpresa pra levantar essa taça?

Essa será a 21ª edição da Copa do Mundo na história. E apenas 8 países conseguiram levantar a taça até hoje. Alguns números e estatísticas podem explicar o chamado “favoritismo” de algumas delas. Entenda porquê.

Em todas essas edições realizadas ao logo da história, a Seleção Brasileira é a que tem o maior número de conquistas, cinco no total. Alemanha e Itália (que não participará dessa edição) tem quatro cada. Argentina e Uruguai tem duas, enquanto Inglaterra, França e Espanha, apenas uma.

A Seleção Brasileira é a única que disputou todas as edições da Copa do Mundo

Essas conquistas as tornam favoritas em 2018? Em alguns casos, sim. Especificamente para Brasil, Alemanha e Argentina. Essas três seleções estiveram presentes na grande final da competição por 14 vezes, independente de terem levantado a taça. Estatisticamente, participaram em 70% das finais. É um dado muito relevante se pensarmos que nas últimas 10 disputas, estiveram presentes em 8 finais.

Esses números já bastam para dar relevância ao favoritismo, porém há outros fatores que o reforça: seus desempenhos recentes e o nível técnico de seus atuais atletas.

Apesar de um difícil início de Eliminatórias Sul Americanas, o Brasil teve uma surpreendente e vitoriosa campanha após a entrada de Tite no comando técnico.

Neymar e Coutinho: os mais caros jogadores de futebol do mundo

Classificou-se com 3 rodadas de antecedência e fez o futebol brasileiro voltar a brilhar em desempenho. Num estudo recente realizado pela Revista Forbes, nossa seleção é a considerada a mais valiosa da Copa em relação ao valor de multas rescisórias de seus atletas, chegando ao impressionante número de US$ 2, 07 bilhões, o que significa a boa qualidade e valorização de nossos jogadores. Neymar e Philipe Coutinho puxam esse valor, sendo as maiores transações registradas no futebol mundial em 2017/18.

Olhando um pouco para os adversários do Brasil- e tão favoritos quanto a nossa seleção, vemos a Alemanha (última campeã mundial) com uma incrível geração de atletas e de resultados. Nas eliminatórias venceu todas as 10 partidas que disputou, marcando o espantoso número de 43 gols e sofrendo apenas 4. Disparada, é a maior favorita a ser uma das seleções favoritas.

Alemanha: campanha intocável nas eliminatórias da atual campeã mundial

Espanha e França também vem com bom desempenho, mas numa escala mais abaixo de favoritismo, apesar de terem  atletas com grande qualidade.

Entre os sul americanos que fazem parte desse seleto grupo de favoritos, a sempre competitiva Argentina sofreu para se classificar para a Copa. Realizou uma campanha irregular nas eliminatórias, viveu dias conturbados em sua Confederação e encontrou seu caminho pra Copa quando colocou no comando técnico Jorge Sampaoli, que fez grande campanha com a Seleção Chilena. E tem, como sempre, nos pés de Lionel Messi sua maior esperança. Portanto, difícil descartá-la como uma boa aposta para estar entre as semifinalistas pelo menos

Lionel Messi e o estigma de nunca ter vencido uma Copa

É impossível alguma surpresa surgir durante a Copa? Nunca é. Dinamarca, Bélgica ou qualquer seleção africana ou da América Central tem essa possibilidade. Mas, de fato, com poucas chances.

Essa provavelmente será a Copa da previsibilidade, onde as quatro semifinalistas muito provavelmente serão desse grupo descrito aqui como “favoritas”.

Que venha logo dia 14 de junho, para vermos a bola rolar em gramados russos.

E que minhas previsões sejam conferidas.

Vai lá, Brasil!