Home / - / Mimimi do Museu

Mimimi do Museu

O noticiário e as redes sociais foram invadidas por gente se lamentando do fogo que destruiu o Museu Nacional no Rio. Eu fui pesquisar que tal museu era esse porque acho que faltei no dia dessa aula.

Foram perdas imensas que não sei do que se trata e nunca ouvi falar: Fóssil de 12 mil anos de uma tal de Luzia, Sarcófago de de Sha Amum Em Su, Fósseis de plantas já extintas, Trono do Rei Adandozan e por ai vai. Sinceramente, ficar deitado no meu sofá navegando no instagram me apetece muito mais do que um rolé nesse lugar cheio de coisa esquisita.

Não menosprezando a história e nem o trabalho dos 90 pesquisadores que ali trabalhavam, mas esse Museu nunca nem vi em cartão postal do Rio, e olha que o prédio é bem bonito, mas como tudo que não se moderniza cai no esquecimento, a bola da vez virou o Museu do Amanhã.

Eu não sou capaz de me entristecer por tudo isso que virou cinza, faço parte dos brasileiros que, em 2017, visitou mais o Louvre em Paris, do que o Museu Nacional.

O que vejo é um monte de gente se lamentando sem ao menos nunca ter posto os pés lá dentro e sem saber, assim como eu, o que tanto de história tinha ali para visitar. Mas se revoltar em rede social é bacana, ainda mais pagando de profundo conhecedor de uma coisa que nunca nem foi e nunca nem valorizou.

Fora a galerinha dos revoltados tem  a turma do mimimi culpando fulando, beltrano e cicrano da política por falta de repasses para manter ele em pleno funcionamento e com uma reforma que já deveria ter sido feita há décadas. Alô gente iludida, se hospital que traz voto já é uma lástima nesse país, acho que vocês estão esperando muito dos governantes para um mero Museu que nem os próprios brasileiros visitavam.

Sugiro que aproveitem o prédio que está em ruínas e façam um lugar de paint ball, e deixa esse lance de cultura e história para os países ricos, aqui a gente gosta mesmo é de pão e circo.