Home / - / A carência de uma política pública no esporte brasileiro

A carência de uma política pública no esporte brasileiro

Quando vamos realmente ter um pensamento e uma ação das entidades públicas desse país em prol do esporte e do seu real desenvolvimento?

Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Os dois maiores eventos esportivos do mundo foram realizados no Brasil e não ficamos com nenhum legado. Será que algum dia o esporte será realmente respeitado e levado a sério por aqui?

Voleibol: um dos poucos esportes que ainda consegue apoio e gera resultados no alto rendimento no Brasil

Fico me perguntando o porquê de não termos uma política pública que apoie essa importante área de desenvolvimento humano, inclusão social, saúde e educação. Temos o talento, o dom e aptidão da nossa população para as atividades esportivas e não as exploramos praticamente para nada.

Países desenvolvidos têm no esporte uma de suas grandes armas de crescimento e desenvolvimento. Utilizam-se dela na educação, fazendo com que práticas esportivas sejam realizadas nas escolas de ensino básico até as universidades, incluindo-as em sua grade de disciplinas.

O esporte na escola: importante ferramenta de inclusão e educação

É muito claro para mim que o esporte traz consigo ferramentas que desenvolvem o “ser”, em aspectos físicos, psicológicos e emocionais. Traz disciplina, regras de conduta em equipe e, principalmente, respeito ao outro.

Até quando apenas o futebol será o esporte com maior investimento no Brasil? Não podemos criar políticas de incentivo para que muito mais modalidades recebam apoio?

O futebol é o esporte que mais concentra investimento no nosso país. Por que não diversificar para a formação de atletas para outras modalidades?

Algumas leis tentaram fazer isso, mas não obtiveram sucesso, como a “Lei Zico” e a “Lei Pelé”, sancionadas nas décadas de 1990 e 2.000. Ficaram muito mais na área do futebol que na totalidade dos esportes.

Mas gostaria de ir mais além. Tudo parte de ações públicas de incentivo e inclusão do esporte na educação infantil e nas ações efetivas de uma administração pública. Sem isso, nada terá efeito suficientemente positivo para seu desenvolvimento.

Investir no esporte é investir na formação de um povo melhor

Estamos num ano de eleições majoritárias e vejo muito pouco de propostas reais sobre o tema. Seu candidato tem algum projeto para a área esportiva? É viável? É aplicável? Analise também isso… o esporte é uma grande ferramenta para melhorarmos muita coisa no nosso país, acredite! Teríamos menos crianças nas ruas e mais nas escolas, assim como nas praças esportivas. Geraríamos mais oportunidades de empregos e de inclusão social, afinal o esporte não seleciona por classe social, mas por talento.

Para realizarmos a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas do Rio, foram gastos bilhões em construções de estádios, arenas  e outras estruturas físicas. E no ser humano, no atleta e nas pessoas que o formam, quanto foi e é atualmente investido? Muito pouco ou quase nada.  E ainda houve um corte abrupto e significativo no investimento público nos esportes olímpicos logo após o término da olimpíada.

Incentivar muito cedo a prática de novas modalidades traz sucesso na obtenção de resultados de alta performance

Ando realmente muito assustado com isso tudo. Nunca na história desse país tivemos uma política pública voltada para o esporte. Aliás, muitos se utilizaram dele para sua auto promoção política.

Quantos exemplos existem quanto a eficácia do esporte? Por que não desenvolvê-la então?

Fica a indagação e a indignação pela falta de importância dada…

Vamos ensinar nossas crianças os benefícios do esporte?

E espero que, num futuro próximo, vejamos nossas crianças praticando, desde muito cedo, uma modalidade esportiva em todas as escolas públicas desse país. Que sejamos não só o país do futebol, mas o país do atletismo, da natação, do handebol e de tantas outras modalidades.

Que isso não seja apenas um sonho, mas um grande objetivo dessa nação!

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

BAÚ DE MEMÓRIAS

Acho que, assim como aconteceu comigo, deve ter acontecido  com muitos fotógrafos, profissionais ou amadores, …

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

PORQUE OS GAMERS SE ODEIAM TANTO?

PORQUE OS GAMERS SE ODEIAM TANTO? Todos os dias me pergunto como algo que foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *