Home / - / Topei o desafio e fui pra corrida de rua

Topei o desafio e fui pra corrida de rua

A corrida de rua é algo novo pra mim. Desafiei-me a participar de uma. Fui, corri e curti. Acho que agora me viciei nessa brincadeira

Na semana passada resolvi dar aquela “virada de chave” em muitas coisas na minha vida. Andava meio preguiçoso, desmotivado e como pouquíssima atividade física. Mas como assim? Um ex-atleta sedentário? Quase isso. Meu ritmo de vida e a atual conjuntura de minha vida pessoal me levaram a isso.

Mas acordei! E resolvi me impor alguns desafios e, entre eles,voltar a ter uma atividade física corriqueira. E aí, através de um convite de participação numa prova de rua aqui em Jundiaí, resolvi dar início a essa mudança no estilo de vida. E vou compartilhar aqui com vocês essa deliciosa experiência que tive no último domingo, dia 14.

Minha inscrição foi realizada no dia 11, quarta-feira, quando já comecei a pensar cono seria fazer o percurso de 5 km da Prova Pedestre Unimed Jundiaí. Estava praticamente na inércia, apenas caminhando algumas vezes na semana, para cumprir um protocolo de não abandonar totalmente minas atividades físicas.

Resolvi conhecer o percurso que faria e como suportaria a corrida. Na sexta-feira fui ao local da corrida e fiz o provável percurso, pensando até onde suportaria. Consegui, com algum sacrifício, completar a distância num trote pra lá de lento., mas foi o suficiente para acreditar que faria o mesmo na prova dois dias depois.

No sábado fui retirar meu kit de corrida e percebi o tamanho da organização da prova. Tudo muito organizado e estruturado, o que me fez acreditar que seria bem legal ter essa experiência e poder elaborar uma história legal aqui pro blog.

No domingo acordei bem cedo, com aquele sentimento resgatado de anos, do atleta que vai pra competição. Adrenalina correndo nas veias. No fundo, eu sabia que seria uma competição comigo mesmo, tentando completar a prova correndo sua totalidade e baixar um pouco o meu tempo do treino. Aliás, essa é uma característica e um objetivo que move a maior parte dos participantes. Lutam e competem o tempo todo contra si mesmo, e motivando-se através desses quesitos.

Cheguei ao local da prova cerca de uma hora antes da largada. Já deu pra sentir o clima da corrida e conhecer a estrutura que é oferecida como suporte aos participantes, como área de saúde, massagens, alimentação, hidratação e guarda volumes, tudo muito bem organizado.

Próximo das 9 horas eu já me posicionava pra largada e a adrenalina voltou a subir. Parecia minha primeira competição da vida. E como foi legal largar com aquela “massa” de pessoas!

Sem perceber, você se envolve no clima e é levado a fazer um ritmo inicial mais forte que o planejado. Percebi isso na entrada do segundo quilômetro. Meu tempo estava muito baixo comparado ao do treino, e me dei conta que o desgaste seria sentido a partir do próximo quilômetro. E foi o que ocorreu. Pra quem nunca correu, é importante saber que sempre há uma estratégia a ser seguida, que envolve saber dar um ritmo certo e se poupar nos momentos mais desgastantes. Sofri por ferir a minha. Entre o Km 3 e o Km 4 por algumas vezes, pensei em caminhar, o que feriria o que me propus a fazer como desafio. Mas aquele meu espírito ainda vivo do atleta, não me permitiu. Cansar sim, desistir jamais! E foi com isso em mente que fui me superando até entrar nos últimos mil metros. Aí a empolgação lhe estimula a completar a prova.

Cheguei a linha de chegada parecendo um adolescente e com um sentimento de conquista. Realmente baixei bem o meu tempo, porém a maior satisfação foi ter superado o meu desafio.

Amei a experiência e a recomendo a quem pensa em iniciar mas ainda não criou coragem.

E se prepare! A chance de me encontrar em novas provas de rua será enorme!