Home / - / Quero conhecer o Halloween na gringa

Quero conhecer o Halloween na gringa

Tum tum tum, “doces ou travessuras”? O Halloween, ou melhor, O Dia Das Bruxas chegou e o brasileiro assumiu o gosto pela data.

A festa de Halloween ao passar dos anos ganhou força no Brasil. Lembro que há duas décadas aprendíamos poucas coisas sobre ela em sala de aula. Uma breve pincelada na aula de inglês e nada mais.

Com o passar dos anos “O Dia das Bruxas” ganhou popularidade. A globalização cultural fez com que as crianças aprendessem desde cedo o significado da data, dia 31 de Outubro.

Mas antes de prosseguir o texto, um breve resumo sobre Halloween:

Comum nos países anglo-saxônicos e levado posteriormente a América do Norte pelos Irlandeses, o Halloween teve o seu início através do festival pagão dos Celtas chamado “Samhain” (“Fim do Verão”) no século 18.

Festa da Colheita

Eram três dias de festas que começava exatamente no último dia de Outubro e homenageava o “Rei dos Mortos”, com muita comida celebrando a farta colheita.

O significado da festa foi mudando aos poucos, até que em 1800 o cristianismo a modificou completamente criando assim o “Halloween” (“All Hallow’s Eve” = Véspera de Todos os Santos”).

Os símbolos da colheita foram mantidos, mas a fogueira que era a maior simbologia da representatividade pagã foi utilizada como queima do joio, repelindo almas do purgatório e a peste negra.

A verdade é que mesmo não sendo cristão, tenho o sonho e desde muito cedo de participar de um Halloween americano. Nunca viajei aos Estados Unidos e acredito que no dia que isso acontecer, será exatamente na semana final do mês de Outubro, véspera da data.

Casas enfeitadas com temas de bruxaria e misticismo, além é claro de todo o fator lúdico de crianças correndo vestidas de caveira pedindo doces, adultos fantasiados utilizando o transporte público e festas temáticas.

Esse ano não deu, quem sabe no próximo. Já é bom pensar na fantasia!