Home / - / O futebol americano e o seu sucesso por aqui

O futebol americano e o seu sucesso por aqui

Há algum tempo tem me chamado a atenção como a NFL – Liga de Futebol Americano dos EUA – é assistida pelos jovens do Brasil. E quando fui pesquisar, descobri que o sucesso é maior que eu imaginava

Como pai de três jovens filhos homens, convivo com vários hábitos culturais de uma geração que, por muitas vezes, me surpreende. E por mais uma vez, não foi diferente. Tenho notado que o nosso futebol – esporte mais amado do brasileiro – tem perdido espaço nas transmissões esportivas de tv para o Futebol Americano. Em minha própria casa pude constatar isso.

Diego, meu caçula de 15 anos, é um fã do esporte número um da terra de Tio Sam. Troca, muitas vezes, as transmissões dos jogos do seu time de coração, o São Paulo, por clássicos duelos da NFL (National Football League), como os Eagles versus Patriots – esse último, o time de torcida do meu mais velho, o Raphael.

O clássico duelo entre Eagles x Patriots

Discussões pelas jogadas e gritos a cada Touchdown (o gol da modalidade) são comuns na frente da TV. Divirto-me com essa situação. Mas confesso não ter muita intimidade- e entendimento- do jogo e suas expressões.

Afinal, o que é um Field Goal? Um Quarterback? O que é um Running back?

Então fui pesquisar o que faz nosso jovens – e os próprios americanos- amarem tanto esse esporte.

Philadelphia Eagles é o atual campeão do Super Bowl

O Brasil já é o primeiro país fora dos Estados Unidos em índice de audiência das transmissões dos jogos da NFL. São quase 20 milhões de fãs que acompanham o esporte nas terras tupiniquins. Assustador não é? Eu me assustei!

Essa audiência já faz com que os americanos pensem em trazer um jogo da liga pra cá nos próximos anos. Como provável palco, o Estádio do Maracanã, templo do nosso futebol. Quando li isso, entendi o tamanho da influência que tem causado por aqui.

Os produtos que tem como tema o Futebol Americano, também tem feito muito sucesso. Basta ir às grandes lojas de materiais esportivos e verá uma seção específica da modalidade. São bolas, camisas e souvenirs das principais equipes.

Também  a prática tem crescido muito. Já temos campeonatos oficiais e marcas de tradicionais clubes de futebol sendo usadas para o jogo da bola oval. O Corinthians Steam Rollers é um bom exemplo.

Corinthians Steamrollers x Santos Tsunami. Foto Paulo Pinto/FotosPublicas

Até onde chegaremos com isso? Difícil prever. Mas é certo que não é apenas uma “modinha”. Ele veio pra encantar os brasileiros também.

Há duas semanas se falava mais do grande jogo da história da NFL, o confronto que registrou o maior placar a um perdedor, Los Angeles Rams 54 x 51 Kansas City Chiefs, que um clássico do nosso futebol como Palmeiras (o atual campeão) e o Flamengo.

Rams x Chiefs: jogo histórico da NFL

Parece mesmo que nossos hábitos – e cultura- esportivas  estão mudando com a nova geração. Não que eu ache que alguma modalidade ultrapasse o amor do brasileiro pelo futebol, porém muitos já estão se apaixonando também pelo futebol dos ianques.

Quem sabe um dia ainda veremos mais atletas brasileiros competindo por lá (hoje apenas um atua na NFL, Cairo Santos)e, assim, mais fãs e torcedores surgirão.

Enquanto isso, vou aprendendo, a cada dia, a gostar desse jogo de muita estratégia e choque físico, podendo discuti-lo de igual para igual com meus filhos.

E aprender de vez a música da torcida dos Eagles: “Fly, eagles fly…” que o Diego insiste em me ensinar…

 

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *