Home / - / JAZZ RAIZ NO INTERIOR DE SÃO PAULO

JAZZ RAIZ NO INTERIOR DE SÃO PAULO

Quando se trata de música, existe gosto pra tudo e público pra todos, mas alguns estilos conseguem de forma unânime agradar a quem escute. É o caso do Jazz Tradicional, também conhecido como Dixieland Jazz, daquele que leva turistas do mundo todo à New Orleans, cidade americana onde tudo começou, e faz qualquer um parar para apreciar, seja em uma apresentação de rua ou num palco de bar.

Na cidade de Vinhedo, a 75 km da capital, o amor pelo estilo uniu alguns músicos da região e assim nasceu a Dixie Jazz Band, que conta com 6 integrantes, e influências que vêm diretamente de New Orleans, de bandas como Preservation Hall, Olympia Brass Band, Dukes of Dixieland entre outras. Nas apresentações, instrumentos tradicionais do Jazz de Rua dão o ritmo, entre eles a tuba, o clarinete, o trompete, o trombone, o banjo e o washboard, que quando toma o lugar da bateria permite que a banda saia andando e tocando por aí.

É no Mercado das Artes, localizado na Estrada da Boiada, que acontecem os ensaios semanais da Dixie Jazz Band, e é lá mesmo que toda 2ª segunda-feira de cada mês, os portões se abrem para que o público possa viver uma experiência musical ao vivo com músicos convidados, num espaço rústico e sem paredes em meio às luzes quentes e plantas, no chamado por eles: Jazz de Segunda.

O Mercado das Artes é uma floricultura/galeria de artes comandada pelo multi-instrumentista Malaquias, o responsável por tudo isso acontecer. Referência no Jazz tradicional no interior de São Paulo, ele foi criador da Original Jazz Band nos anos 90 e mais tarde da Dixie Jazz Band, fundada em 2016. Malaquias é daquelas figuras que não se vê todos os dias, que acredita na arte e sente a música que toca. É possível passar o dia ao seu lado proseando sobre os mais variados temas sem nem ver o tempo passar, e é ele quem faz toda a narrativa durante as apresentações da banda, passando ao seu público curiosidades e fatos sobre a história do jazz tradicional.

Quer conhecer mais sobre o estilo? Procure por bandas do estilo Dixieland com gravações que datam a partir de 1916, mas se quiser uma experiência mais presencial sem ter que ir até New Orleans, acompanhe a Dixie Jazz Band e sua agenda de apresentações na região.

www.facebook.com/dixiejazzbandoficial

Instagram: @dixie_jazz_band