Home / - / PORQUE TODO CARA DEVERIA FAZER UMA TRILHA DE VEZ EM QUANDO

PORQUE TODO CARA DEVERIA FAZER UMA TRILHA DE VEZ EM QUANDO

Primeiramente preciso deixar claro que não sou nenhum super aventureiro montanhista, até porque sou do tipo que nunca frequentou uma academia por mais de 3 meses seguidos e nem levou nenhum esporte a sério embora goste de praticar qualquer um que seja. Estou aqui pra falar sobre a experiência de entrar em contato com a natureza numa trilha, e nem precisa ser tão longa ou desafiadora.

Eu poderia começar falando sobre os benefícios da trilha para a musculatura do abdômen e panturrilhas, além da melhora do preparo físico, mas na verdade esse texto tem outro foco, a experiência e as sensações de botar o pé na terra e se desligar da rotina.

Pra fazer uma trilha você não precisa de muita coisa, basta um calçado adequado e uma mochila pra levar água e alguns alimentos. Não é difícil encontrar roteiros de variados níveis de dificuldade, e logo que começa, a mágica acontece. De acordo com um estudo publicado na revista internacional Landscape and Urban Planning, pessoas que passaram 50 minutos andando a pé em meio a natureza relataram menos ansiedade e mais felicidade em comparação com aqueles que andaram perto de veículos.

Sim, uma simples trilha é capaz de aumentar sua capacidade intelectual e ativar os hormônios da felicidade! É um sentimento de conquista, de estar fazendo algo extraordinário mesmo que seja uma caminhada de poucas horas. É a emoção do horizonte visto do alto da montanha e a alegria de encontrar uma cachoeira de águas congelantes, daquelas que quando batem nas costas parecem expulsar toda energia ruim que se acumula no dia a dia.

Voltando ao título desse artigo, é claro que você pode trocar o “de vez em quando” por “sempre” se for do tipo que adora desafios e não consegue ficar parado, mas meu conselho é que não deixe de fazer uma trilha pelo menos uma vez na vida pra entender realmente do que se trata. A vida pode ser mais simples do que pensamos, e as vezes a vista do alto da montanha nos dá outra perspectiva para entender algumas coisas que aqui embaixo parecem tão complicadas.

PS: Você é um cara esperto, então segurança em primeiro lugar! Evite fazer trilhas sozinho, e sempre avise alguém pra onde está indo. Dependendo do local da sua trilha, procure guias que conheçam a região. Verifique se o caminho pode ser feito sem equipamentos de montanhismo específicos, e muito importante, sempre leve água suficiente! Boa trilha!

Créditos/Fotos:

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/winter”>Winter photo created by valeria_aksakova – www.freepik.com</a>

<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by jcomp – www.freepik.com</a>