Primeiramente preciso deixar claro que não sou nenhum super aventureiro montanhista, até porque sou do tipo que nunca frequentou uma academia por mais de 3 meses seguidos e nem levou nenhum esporte a sério embora goste de praticar qualquer um que seja. Estou aqui pra falar sobre a experiência de entrar em contato com a natureza numa trilha, e nem precisa ser tão longa ou desafiadora.
Eu poderia começar falando sobre os benefícios da trilha para a musculatura do abdômen e panturrilhas, além da melhora do preparo físico, mas na verdade esse texto tem outro foco, a experiência e as sensações de botar o pé na terra e se desligar da rotina.
Pra fazer uma trilha você não precisa de muita coisa, basta um calçado adequado e uma mochila pra levar água e alguns alimentos. Não é difícil encontrar roteiros de variados níveis de dificuldade, e logo que começa, a mágica acontece. De acordo com um estudo publicado na revista internacional Landscape and Urban Planning, pessoas que passaram 50 minutos andando a pé em meio a natureza relataram menos ansiedade e mais felicidade em comparação com aqueles que andaram perto de veículos.
Sim, uma simples trilha é capaz de aumentar sua capacidade intelectual e ativar os hormônios da felicidade! É um sentimento de conquista, de estar fazendo algo extraordinário mesmo que seja uma caminhada de poucas horas. É a emoção do horizonte visto do alto da montanha e a alegria de encontrar uma cachoeira de águas congelantes, daquelas que quando batem nas costas parecem expulsar toda energia ruim que se acumula no dia a dia.
Voltando ao título desse artigo, é claro que você pode trocar o “de vez em quando” por “sempre” se for do tipo que adora desafios e não consegue ficar parado, mas meu conselho é que não deixe de fazer uma trilha pelo menos uma vez na vida pra entender realmente do que se trata. A vida pode ser mais simples do que pensamos, e as vezes a vista do alto da montanha nos dá outra perspectiva para entender algumas coisas que aqui embaixo parecem tão complicadas.
PS: Você é um cara esperto, então segurança em primeiro lugar! Evite fazer trilhas sozinho, e sempre avise alguém pra onde está indo. Dependendo do local da sua trilha, procure guias que conheçam a região. Verifique se o caminho pode ser feito sem equipamentos de montanhismo específicos, e muito importante, sempre leve água suficiente! Boa trilha!
Créditos/Fotos:
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/winter”>Winter photo created by valeria_aksakova – www.freepik.com</a>
<a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/background”>Background photo created by jcomp – www.freepik.com</a>