Home / - / APERTO DE MÃO. VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO CERTO?

APERTO DE MÃO. VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO CERTO?

Estamos falando aqui de algo rotineiro, que acontece todos os dias, mas que pode dizer muito sobre os donos das mãos em questão. Alguns pensam que não existe certo ou errado pra coisas desse tipo, mas eu digo com certeza que estão errados!

O aperto de mão é mais que um cumprimento, é um ato simbólico. Pode revelar a primeira impressão sobre alguém, e é capaz de selar acordos e até iniciar uma guerra.

E de onde veio esse gesto social tão importante?

Alguns historiadores teorizam que o aperto de mão existe desde os primórdios da humanidade, provavelmente para mostrar para membros de tribos rivais que estavam em paz e não portavam armas nas mãos. Outros dizem que surgiu no Egito, baseado em hieróglifos representando Deus com a mão esticada concedendo poder ao ser humano, mas as representações mais antigas que conhecemos datam da Grécia Antiga.

VOCÊ ESTÁ FAZENDO ISSO CERTO?

Um bom aperto de mão é fundamental para transmitir confiança e personalidade, e um desempenho abaixo do esperado pode causar uma má impressão sobre você, então fique ligado nessas dicas:

• Olho no olho

Olhe nos olhos de quem está cumprimentando e evite desviar o olhar. A atenção durante o gesto deve ser na pessoa que está apertando sua mão e nada mais.

• Mantenha suas mãos secas

Mesmo que você sofra de hiperidrose e transpire mais que o normal, tente manter suas mãos secas no momento de um aperto de mãos. Um lenço ou até aquela enxugada na calça feita de forma discreta garantem que você não vai causar o desconforto de alguém ter que apertar suas mãos suadas.

• Não queira ser o fortão, mas não seja o fracote

Aperto de mão não é um teste de força, e se você acha que se mostrará dominante esmagando a mão do outro está enganado. Isso pode até demonstrar que quer compensar algo que falta mostrando que consegue quebrar dedos. Por outro lado, ninguém sente confiança em alguém que lhe estende a mão e não faz nem esforço.

• Use apenas a mão direita

Sim, todo mundo sabe que a maioria das pessoas são destras, mas essa dica na verdade é para aqueles que usam as duas mãos na hora de cumprimentar. Envolver a mão do outro com as suas duas mãos não é legal. É pessoal demais e lembra um político querendo mostrar que é seu amigão. Só faça isso se tiver intimidade com o outro.

• Seja Breve

Um aperto de mão normal dura poucos segundos, e nenhum ser humano se sente à vontade com alguém segurando sua mão por tempo demais durante um cumprimento. Também evite chacoalhar o braço do outro, pois isso vai te fazer parecer bem babaca.

Agora é só sair por aí apertando mãos, mas lembre-se que se mesmo com essas dicas você não aprender, ainda assim poderá se tornar alguém bem-sucedido e até mesmo virar Presidente dos Estados Unidos.