Home / - / FILMES QUE TODO PAI QUE CRESCEU NOS ANOS 80 DEVE ASSISTIR COM SEUS FILHOS

FILMES QUE TODO PAI QUE CRESCEU NOS ANOS 80 DEVE ASSISTIR COM SEUS FILHOS

Essa lista é para os pais, que como eu, não se conformam com o fato de nossos filhos não terem referências dos filmes que marcaram nossas vidas nas Sessões da Tarde e Matinês de Cinema dos anos 80 e 90. A verdade é que hoje eles têm acesso a um conteúdo infinitamente maior que tivemos, porém tudo parece superficial, censurado e descartável, feito para vender linhas de produtos e tapar buracos na programação.

Vivi minha infância numa época em que o Merthiolate ardia, em que eu andava no porta malas do carro e bebia água da torneira após passar o dia na rua sem dar satisfação a ninguém, e com coisas simples como essas ficando nos velhos tempos, os temas dos filmes infantis também mudaram, e resta a nós pais levarmos as aventuras que marcaram nossa infância até essa nova geração.

Minha filha tem apenas 4 anos, mas já tive o prazer de apresentar alguns clássicos modernos pra ela. E você, lembra de todos?

• Os Goonies (The Goonies) – 1985

Esse é possivelmente a melhor filme de aventura com crianças já feito. É obrigatório pra qualquer criança e representa justamente o espírito aventureiro que não vemos na geração de crianças que brincam dentro de casa. Um tesouro perdido de piratas, vilões perseguindo as crianças e uma história e personagens bem construídos com autoria de Steven Spielberg. Nem vou falar mais nada.

 

• Caravana da Coragem (Caravan of Courage – An Ewok Adventure) 1984

Lembro que esse foi meu primeiro contato com o universo Star Wars, e esse filme é especialmente legal de assistir com seus filhos pois mostra a aventura da garotinha Cindel e seu irmão Mace, que caíram na lua florestal de Endor em uma nave espacial e são encontrados por Ewoks, que irão seguir com eles numa caravana a procura de seus pais.

 

• Trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future I, II e III) 1985, 1989 e 1990

Estamos falando de Viagem no Tempo, e isso é algo incrível de mostrar aos seus filhos. Talvez seja até um pouco complicado para os bem pequenos, mas aí está a graça de assistir junto e explicar o que está rolando. É legal também para as crianças verem as diferenças de hábitos em cada época apresentada no filme.

 

• O Voo do Navegador (Flight of the Navigator) 1986

Um dos meus preferidos com uma história que nem tinha como dar errado. Um garoto de 12 anos sai a procura de seu irmão na floresta em 1978, cai e acorda em 1986 sem ter envelhecido. Claro que ele estava em uma viagem a bordo de uma nave alienígena em que 8 anos se passaram na Terra enquanto poucos dias se passaram para ele. Agora é só voltar no tempo com a ajuda dos aliens para retomar sua vida normal.

 

• Mighty Ducks, Nós Somos os Campeões (The Mighty Ducks) 1992

A fórmula já foi usada em outros filmes, mas o que importa é a mensagem de espírito de equipe, amizade e lealdade. A velha história do time de crianças rejeitadas e fora do padrão de atletas que dá a volta por cima com a ajuda de um treinador que é obrigado a treinar a equipe. O filme é divertido e as crianças que nunca tiveram contato com esportes de inverno vão adorar conhecer um pouco mais sobre o Hockey no Gelo.

 

• Esqueceram de Mim (Home Alone) 1990

Mais um que virou clássico de Natal, e as crianças simplesmente adoram. O filme representa uma aventura assustadora de se imaginar esquecido pelos pais, mas mostra que a independência exige maturidade e que a saudade logo bate. Dá pra assistir todo ano com os pequenos.

 

• Indiana Jones (Série de Filmes) 1981

Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro da série, foi lançado em 1981, e as aventuras de um professor universitário e arqueólogo em busca de objetos históricos que luta com nazistas não poderia ficar de fora dessa lista. Esse é o filme que faz qualquer garoto querer ser como o Prof. Jones, que une a inteligência e conhecimento com coragem e honestidade.

 

• Conta Comigo (Stand by Me) 1986

O filme é uma história de amizade e aprendizado, com lições valiosas para o futuro de qualquer criança, principalmente as de hoje em dia que vivem no modo automático e sofrem grande pressão para crescerem e serem alguém importante. A jornada dos garotos nos lembra da essência de ser criança e viver a infância, e além disso, as paisagens incríveis e ótima trilha sonora ficam de bônus nesse clássico que seus filhos vão adorar.

Sobre Clube dos Caras

Clube dos Caras

Veja Também

BAÚ DE MEMÓRIAS

Acho que, assim como aconteceu comigo, deve ter acontecido  com muitos fotógrafos, profissionais ou amadores, …

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS?

O FRIO CHEGOU, O QUE USAREMOS? O QUE FAREMOS? Hoje vamos de dicas pra galera …

PORQUE OS GAMERS SE ODEIAM TANTO?

PORQUE OS GAMERS SE ODEIAM TANTO? Todos os dias me pergunto como algo que foi …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *