Home / - / FILMES QUE TODO PAI QUE CRESCEU NOS ANOS 80 DEVE ASSISTIR COM SEUS FILHOS

FILMES QUE TODO PAI QUE CRESCEU NOS ANOS 80 DEVE ASSISTIR COM SEUS FILHOS

Essa lista é para os pais, que como eu, não se conformam com o fato de nossos filhos não terem referências dos filmes que marcaram nossas vidas nas Sessões da Tarde e Matinês de Cinema dos anos 80 e 90. A verdade é que hoje eles têm acesso a um conteúdo infinitamente maior que tivemos, porém tudo parece superficial, censurado e descartável, feito para vender linhas de produtos e tapar buracos na programação.

Vivi minha infância numa época em que o Merthiolate ardia, em que eu andava no porta malas do carro e bebia água da torneira após passar o dia na rua sem dar satisfação a ninguém, e com coisas simples como essas ficando nos velhos tempos, os temas dos filmes infantis também mudaram, e resta a nós pais levarmos as aventuras que marcaram nossa infância até essa nova geração.

Minha filha tem apenas 4 anos, mas já tive o prazer de apresentar alguns clássicos modernos pra ela. E você, lembra de todos?

• Os Goonies (The Goonies) – 1985

Esse é possivelmente a melhor filme de aventura com crianças já feito. É obrigatório pra qualquer criança e representa justamente o espírito aventureiro que não vemos na geração de crianças que brincam dentro de casa. Um tesouro perdido de piratas, vilões perseguindo as crianças e uma história e personagens bem construídos com autoria de Steven Spielberg. Nem vou falar mais nada.

• Caravana da Coragem (Caravan of Courage – An Ewok Adventure) 1984

Lembro que esse foi meu primeiro contato com o universo Star Wars, e esse filme é especialmente legal de assistir com seus filhos pois mostra a aventura da garotinha Cindel e seu irmão Mace, que caíram na lua florestal de Endor em uma nave espacial e são encontrados por Ewoks, que irão seguir com eles numa caravana a procura de seus pais.

• Trilogia De Volta para o Futuro (Back to the Future I, II e III) 1985, 1989 e 1990

Estamos falando de Viagem no Tempo, e isso é algo incrível de mostrar aos seus filhos. Talvez seja até um pouco complicado para os bem pequenos, mas aí está a graça de assistir junto e explicar o que está rolando. É legal também para as crianças verem as diferenças de hábitos em cada época apresentada no filme.

• O Voo do Navegador (Flight of the Navigator) 1986

Um dos meus preferidos com uma história que nem tinha como dar errado. Um garoto de 12 anos sai a procura de seu irmão na floresta em 1978, cai e acorda em 1986 sem ter envelhecido. Claro que ele estava em uma viagem a bordo de uma nave alienígena em que 8 anos se passaram na Terra enquanto poucos dias se passaram para ele. Agora é só voltar no tempo com a ajuda dos aliens para retomar sua vida normal.

• Mighty Ducks, Nós Somos os Campeões (The Mighty Ducks) 1992

A fórmula já foi usada em outros filmes, mas o que importa é a mensagem de espírito de equipe, amizade e lealdade. A velha história do time de crianças rejeitadas e fora do padrão de atletas que dá a volta por cima com a ajuda de um treinador que é obrigado a treinar a equipe. O filme é divertido e as crianças que nunca tiveram contato com esportes de inverno vão adorar conhecer um pouco mais sobre o Hockey no Gelo.

• Esqueceram de Mim (Home Alone) 1990

Mais um que virou clássico de Natal, e as crianças simplesmente adoram. O filme representa uma aventura assustadora de se imaginar esquecido pelos pais, mas mostra que a independência exige maturidade e que a saudade logo bate. Dá pra assistir todo ano com os pequenos.

• Indiana Jones (Série de Filmes) 1981

Os Caçadores da Arca Perdida, o primeiro da série, foi lançado em 1981, e as aventuras de um professor universitário e arqueólogo em busca de objetos históricos que luta com nazistas não poderia ficar de fora dessa lista. Esse é o filme que faz qualquer garoto querer ser como o Prof. Jones, que une a inteligência e conhecimento com coragem e honestidade.

• Conta Comigo (Stand by Me) 1986

O filme é uma história de amizade e aprendizado, com lições valiosas para o futuro de qualquer criança, principalmente as de hoje em dia que vivem no modo automático e sofrem grande pressão para crescerem e serem alguém importante. A jornada dos garotos nos lembra da essência de ser criança e viver a infância, e além disso, as paisagens incríveis e ótima trilha sonora ficam de bônus nesse clássico que seus filhos vão adorar.