Home / - / POR QUE OS OVOS DE CHOCOLATE SÃO MAIS CAROS QUE AS BARRAS?

POR QUE OS OVOS DE CHOCOLATE SÃO MAIS CAROS QUE AS BARRAS?

A Páscoa chegou, e com ela aquela comparação anual sobre os preços absurdos dos ovos de chocolate, e de como pode um ovo custar 3 a 4 vezes mais caro do que o mesmo chocolate em formato de barra.

A verdade é que é bem mais caro produzir os chocolates em formato de ovo, e não é difícil imaginar todo o processo pelo qual esse chocolate passa até chegar ao consumidor final. Segundo estudo, o chocolate representa apenas 27% do custo do ovo, e o resto fica com a mão de obra, transporte e embalagem.

LOGÍSTICA

Imagine uma caixa cheia de barras de chocolate. Agora imagine a mesma caixa cheia de ovos. O volume que os ovos ocupam é bem maior, e isso significa menos chocolate em uma viagem de caminhão. Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), um caminhão leva 12 toneladas de chocolate em barra por viagem, e ao trocar a cargo por ovos, o peso cai para 3 toneladas. Tudo isso além da fragilidade do produto, que deve chegar inteiro ao ponto de venda.

DESPERDÍCIO E MÃO DE OBRA

Quando se produz ovos de chocolate, uma empresa deve levar em conta o desperdício que terá com um produto que tem data limite de compras. Os ovos que sobram, são devolvidos para o fabricante, que fica com o prejuízo. Além disso, milhares de funcionários temporários são contratados nessa época. A produção normal nas fábricas de chocolates não para, e os ovos são produzidos e promovidos por equipes temporárias. O chocolate tradicional é feito em linhas automatizadas, enquanto os ovos são elaborados, em boa parte, manualmente.

EMBALAGEM

As embalagens também aumentam muito o preço dos produtos, além das linhas licenciadas de personagens e brinquedos que são produzidos apenas para a data em questão.

DESEJO DE COMPRA

O fator emocional também agrega valor ao Ovo de Páscoa. O produto, que normalmente é um presente, representa mais que o chocolate, e por isso as pessoas estão dispostas a pagar mais por algo que considera especial.

Se quiser economizar, pode comprar de quem faz e ajudar alguém a ganhar um extra com um trabalho artesanal, e a dica é sempre comparar preços e ficar de olho no peso de cada ovo, lembrando que as caixas de bombons também são boas opções de presente e muitas vezes mais baratas que os ovos. Agora, se quiser ostentar ou impressionar alguém, veja abaixo alguns dos Ovos de Páscoa mais caros do mercado brasileiro:

1. Ovo Imperial du Jur: A Chocolat du Jour trocou o coelhinho por pinguins, o símbolo da marca, e o ovo sabor Nougat sai por míseros R$ 417.

2. Sweet Classics (Kopenhagen): Um chaveiro com pingentes com símbolos da marca de brinde em seu ovo clássico levam o ovo de 1kg para R$ 389,90

3. Ovo Fabergé: A Sweet Brazil Chocolate fez sua versão de Páscoa dos famosos ovos russos, e por apenas R$ 189 você leva a versão de 600g.

4. Ovo Dulce Encanto: A Havana, em parceria com a joalheria Pandora, lançou quatro mini ovos de chocolate recheados com doce de leite e acompanhados por um bracelete de couro preto com fecho de prata. O kit, com 200g de chocolate sai por R$ 215.