Home / Comportamento / Não Use Protetor Solar

Não Use Protetor Solar

Nunca me esqueço de um episódio dos Simpsons em que o grotesco Homer dizia: “Se não podemos acreditar no que a televisão diz, em quem vamos acreditar?”.
Apesar de ser publicitário e talvez justamente por ser publicitário, cada vez mais desconfio das “grandes verdades” propagadas pela mídia. Uma delas (e eu posso citar centenas) é a paranoia inventada sobre os perigos de exposição ao sol e a necessidade vital de usar protetor solar.
Sob ameça de morte, as duas últimas gerações foram criadas como vampiros e melecadas de cremes que impedem o contato da pele com os raios solares. E nós – que já passamos dos 50 e torrávamos ao sol quando Baby Consuelo cantava “Menino do Rio” – nos rendemos sem questionamentos ao comando de Pedro Bial dizendo “use filtro solar”.
Mas como não há mal que sempre dure ou mentira que para sempre perdure (mesmo no maravilhoso mundo da propaganda), estudos recentes mostram que o uso regular de protetor solar também causa vários tipos de câncer e muitas outras doenças associadas à falta de vitamina D, incluindo a perda de massa óssea, infecções recorrentes e até a depressão.
E nem é preciso ler os artigos publicados nos mais importantes sites de medicina e saúde do mundo, basta se atentar ao óbvio: Tudo o que passamos na nossa pele cai direto na nossa corrente sanguínea, certo?  Então vamos falar sobre a Oxibenzona, presente em praticamente todas as marcas de protetor solar, essa belezinha de substância está associada a problemas hormonais e danos às células, o que pode provocar desde envelhecimento precoce até vários tipos de câncer.
Outro ponto para você pensar antes de melecar seu filho com esses cremes: A deficiência de Vitamina D é hoje um problema que atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Mais que uma vitamina ela é um hormônio vital e o uso exagerado de protetores solares atrapalha o processo natural de produção do hormônio, pois o corpo metaboliza a vitamina D a partir do colesterol, quando a pele é exposta à luz solar.
A diva Gisele Bündchen desde 2011 se posiciona contra o uso de protetor solar. “Não posso colocar esse veneno na minha pele”, disse a über model que só consome produtos naturais e orgânicos.
Essas informações fariam Homer perguntar: “Quem faria uma maldade tão grande como essa com a raça humana???”. É elementar, meu caro Simpson, a indústria cosmética e farmacêutica, largamente beneficiada pelas altas vendas de protetores solares e posteriormente com a venda de medicamentos para tratar os estragos provocados pelo mesmo ao nosso organismo. Simples assim.
E há ainda um dado tão ou mais alarmante: Estudos mostram mais de 14.000 toneladas do produto acabam nos recifes de corais a cada ano, causando mutações genéticas e matando os recifes de coral e outras formas de vida marinha, afetando todo o ecossistema.
Só para fazer uma comparação, 14.000 toneladas de resíduos de protetor solar equivale a mais de 11 vezes o vazamento de óleo que tivemos recentemente no nordeste. Isso, todos os anos.
O Havaí se tornou o primeiro lugar do mundo a banir a venda e a distribuição de protetor solar que contenha duas substâncias químicas nocivas aos recifes de coral (a oxibenzona e o metoxicinamato de octila). O governador do estado, David Ige, sancionou em 2.018 a lei que entra em vigor em 2.021 e estabelece uma legislação dura a fim de proteger ativamente o ecossistema marinho dessas substâncias químicas tóxicas.
Modere sua exposição aos raios mas não deixe de tomar sol todos os dias pelo menos por 15 minutos. E, sobretudo, não use protetor solar. Se não for pela sua saúde, que seja pela preservação da vida marinha e do ecossistema. #PenseNisso
Fontes:
https://www.ewg.org/sunsafety/tips-how-to-pick-a-good-sunscreen.php

https://www.ecycle.com.br/2226-oxibenzona-protetor-solar

Sobre Marco Antonio Andre

Marco Antonio Andre
Publicitário e Produtor de Conteúdo, especializado em Artes, Cultura, Design, Arquitetura, Decoração e Veganismo.

Veja Também

SER, TER OU PARECER?

Temáticas filosóficas existenciais sempre implicaram em reflexões sobre valores éticos e morais a serem investidos …

AS BARREIRAS PARA DIZER “NÃO”

Pessoas com dificuldades para dizer “não” sentem o mesmo para mudar este hábito por razões …

OS IMPASSES NA SEPARAÇÃO DOS AMANTES

Não raro, muitos casais encontram dificuldades em romper com uma relação que não os gratificam, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *