Home / Saúde / Papo de Macho Alfa – Novembro Azul

Papo de Macho Alfa – Novembro Azul

Na nossa cultura somos criados desejando um dia ser macho alfa, sim um homem líder, forte , invencível e intocável. E de certa forma quando constituímos nossa família é esta a visão que queremos passar para a nossa companheira e nossos filhos. Não que eu seja contra esta referência, mas quando o assunto é saúde as coisas mudam um pouco de figura.

Historicamente nossa expectativa de vida é menor que das mulheres, no Brasil segundo o IBGE, em 2017 as mulheres vivem 79,6 anos e os homens 72,5 anos, e vivemos menos por alguns motivos, dentre eles , o número de homens que morrem por eventos adversos até os 25 anos é maior, mas este número está em queda desde os anos 80. Então será que conseguimos observar outro padrão de por que nossa expectativa de vida é menor? Eu vejo com clareza nos meus anos de profissão como a nossa cultura de sermos o Macho Alfa, faz com que não nos preocupemos com nossa saúde.

Acabamos em um ciclo vicioso de uma ideologia que somos indestrutíveis e aos poucos vamos nos autodestruindo, primeiro nossos hábitos são piores, bebemos mais, comemos mais besteira e a barriga grande é sinônimo de sucesso. E, assim os anos vão passando e os problemas de saúde vão chegando, e é chegada a hora mais temida para os homens também: o exame de toque para prevenção do câncer de próstata.

E agora, será que é necessário mesmo passar por esta avaliação, sendo que é algo que moralmente quebra nosso espírito de macho alfa? Acredite se quiser, mas o câncer de próstata é o mais comum entre os homens e sim, esta glândula que é responsável por produzir nosso sêmen (liquido que mantem os espermatozoides vivos para a fecundação), e o jeito mais fácil de avaliar sua consistência e tamanho é por um toque retal.

Então um urologista experiente pode através de um toque retal ter parâmetros para avaliar consistência e tamanho desta glândula e assim ver a necessidade de indicação de uma biopsia da mesma pra identificar ou não um possível câncer. Muitos devem estar se perguntando e o exame de sangue o PSA? Ele é tão importante quanto o toque para prevenir e diagnosticar o câncer na sua fase inicial.

E por último, você sabia que se você for diagnosticado em um estágio inicial, tem grandes chances de não passar por uma cirurgia de retirada da glândula? E por que isto seria tão importante? A cirurgia como qualquer outra tem seus benefícios, mas também seus malefícios, alguns casos o paciente pode ficar impotente e outras vezes com incontinência urinaria.

Então para mim a característica mais importante para o macho alfa, seja inteligente, analise, a prevenção é a melhor forma de viver mais e com qualidade.

Sobre Dr. Leonardo Fiuza

Dr. Leonardo Fiuza
Médico pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, especializado nas áreas de cirurgia geral, cirurgia bariátrica e medicina esportiva. Coordenador do Pronto Socorro de Cirurgia e Hospital Paulo Sacramento e Sócio Fundador das Clínicas SimpleSaúde e Unique Instituto de Cirurgia,.

Veja Também

Planeje suas tarefas em busca de um corpo melhor

Com certeza você já parou para pensar que o nosso corpo se acomoda a ponto …

Como alcançar um corpo legal para o próximo verão

Terminou o verão oficialmente no dia 20 de março. Época de praia, piscina, parques e …

Cinco dicas para você ter sucesso na musculação

Janeirão está chegando e o corre-corre para manter a boa forma, pra muita gente, já …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *