Home / Negócios / O que é o UX Design?

O que é o UX Design?

As pessoas me perguntam: ‘o que é design de UX?’. O termo UX é  frequentemente usados ​​de forma errônea, já cheguei a escutar que UX Designer é o antigo Web Designer e até que  UX e UI são a mesma coisa. Mas há uma grande diferença, e é importante entender se você deseja melhorar a experiência do usuário.

UX Design é uma disciplina confusa

Para começar, você costuma ver o designer de interface do usuário (UI) e o designer de UX referido como a mesma coisa. Mas, pelo menos em minha mente, são papéis diferentes.

Além disso, cada palavra do título traz conotações confusas:

  • Usuário . O que é um usuário? Como eles diferem dos clientes? A experiência do usuário e a experiência do cliente são a mesma coisa?
  • Experiência . É possível projetar uma experiência? Onde a experiência começa e termina? Quanto controle realmente temos sobre toda a experiência?
  • Designer . Na mente da maioria das pessoas, um designer é alguém que produz algum tipo de interface ou visual. No entanto, grande parte do meu trabalho não envolve Sketch, Photoshop ou algum outro aplicativo gráfico. Proporcionalmente, nem passo muito tempo criando protótipos ou wireframes.

Obviamente, as respostas para essas perguntas são subjetivas, assim como a questão maior sobre o que é o design de UX. Mas eu queria compartilhar minha interpretação e por que escolhi me chamar de designer de experiência do usuário (UX Designer).

O que é o UX Design? Minha definição de experiência do usuário

Minha resposta à pergunta sobre o que é design de UX é baseada em duas observações simples:

  • A experiência dos usuários não para na borda da tela.
  • Usuários são clientes que usam ferramentas digitais para interagir com sua organização.

Se você começar com essa definição de UX, a diferença entre este e o design da interface do usuário será aparente. Um designer de interface do usuário é especialista em melhorar a interface do usuário. Isso contribui para a experiência, mas não é tudo. Portanto, um designer de interface do usuário está menos preocupado com os elementos mais amplos da experiência.

Essa definição também ajuda a explicar a diferença entre o UX e a experiência do cliente. A experiência do usuário é uma especialidade na experiência do cliente. Uma especialidade focada nos clientes que optam por usar pontos de contato digitais. Obviamente, hoje isso descreve a maioria dos clientes. Isso significa que a linha entre essas duas disciplinas está ficando borrada.

Ser um designer não é o que você pensa

Isso fornece alguma clareza à experiência do usuário. Mas ainda nos resta o papel de designer. O que significa criar uma experiência do usuário? Isso é possível?

A resposta para essas perguntas depende da sua definição de designer. Se, como eu disse antes, um designer é alguém que produz recursos visuais, você não pode criar uma experiência. Mas tenho uma definição diferente do que é um designer.

Na minha opinião, um designer é alguém que aplica o pensamento de design aos desafios de negócios. Design thinking refere-se a um conjunto de práticas e metodologias. Práticas que variam de iteração e prototipagem rápidas à pesquisa de usuários . Em resumo, o design thinking é uma abordagem de solução de problemas. Caso queira se aprofundar e entender melhor recomento o documentário Abstrac – The art of Design do Netflix

Na esteira de influentes projetos para a Nike e o Instagram, Ian Spalter conta como experimenta novos designs de produtos.

O que um Designer de Experiência do Usuário Faz?

Com base nessa descrição da experiência do usuário e da função de um designer, o que um designer de UX faz?

Não há uma resposta única para esta pergunta. Mas em todos os casos, isso envolverá um certo grau de pesquisa do usuário. Antes de criar uma experiência do usuário, você deve primeiro entender o usuário. A partir daí, você pode identificar problemas e pontos problemáticos na experiência existente.

É nesse ponto que as coisas se tornam mais complicadas. Dependendo de onde existem pontos fracos, o designer de UX pode estar fazendo muitas coisas.

Ele poderia estar trabalhando com um designer ou desenvolvedor de interface do usuário para melhorar um ponto de contato digital, como um site. Ou ele pode estar trabalhando com um profissional de marketing para melhorar a experiência nas mídias sociais.

Porém, é mais provável que um UX designer esteja trabalhando com a gerência sênior na estratégia e política da empresa . Ele pode estar trabalhando com o RH para incentivar a colaboração entre departamentos. Ou falando em finanças sobre como melhorar a experiência de oferta de crédito.

Finalmente, um designer de experiência do usuário está lá para representar o usuário. Educar colegas sobre as necessidades do usuário. Incentivar todos a trabalharem juntos para criar uma experiência melhor.

Em resumo, ele ou ela trabalhará em qualquer ponto de contato que o usuário tenha com uma organização. Ou qualquer sistema que suporte esses pontos de contato. Raramente parte dos negócios com os quais eles não conversam, porque todos contribuem para a experiência.

Um generalista olhando as coisas da perspectiva dos usuários

Ser um designer de experiência do usuário é um papel abrangente e colaborativo. Os UX designers são generalistas que trabalham com especialistas em diferentes áreas. Mas em tudo, eles têm um único objetivo. Eles buscam reduzir o atrito na maneira como as empresas interagem com seus clientes.

Sobre Renato Silvestre

Avatar
Ola! Sou um UX Designer formado em Informática com ênfase em gestão de negócios. Eu amo o universo digital, design, ux, ui e aficionado por metodologias ágeis. Tenho um pouco mais de 15 anos de experiência na área de ti tendo atuado empresas de TV, Agências Digitais, Empresas de SaaS e Consultorias. Passando por setores como de comércio eletrônico, comunicação, financeiro, saúde e publicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *