Esporte Saúde

Projeto Verão, como a medicina esportiva pode te ajudar

Happy group of sportive people in a gym. Concepts about lifestyle and sport in a fitness club

Para muitos, o Projeto Verão já começou e você sabia que a medicina esportiva pode te ajudar nessa missão?!

Sim, isso porque o médico especializado nessa área poderá orientá-lo sobre quais exercícios físicos devem ser realizados para alcançar o emagrecimento de forma saudável, seja em casa ou na academia.

Além de dicas de como ganhar massa magra e melhorar o condicionamento físico na hora do treino!

Mas afinal, como devo iniciar o Projeto Verão?

Na medicina esportiva, o primeiro passo consiste em investigar a história pessoal de saúde do paciente, com perguntas sobre a família e predisposição à eventuais doenças em sua consulta.

Em seguida são realizados exames clínicos e avaliações de equilíbrio e flexibilidade. Tais procedimentos são necessários para saber se a prática esportiva pode provocar eventuais problemas e determinar os tipos de atividades adequadas.

A partir daí, iniciamos a elaboração de um plano alimentar em conjunto com a prática de exercícios físicos, cujo objetivo é garantir maior definição corporal, ou seja, conquistar o ganho de massa e ao mesmo tempo a perda de gordura.

Para iniciantes de qualquer atividade física, em especial a musculação, para ocorrer a adaptação neuromuscular (que é a conexão dos músculos ao sistema nervoso), levamos em torno de 8 a 12 semanas para ganhar força e coordenação dos movimentos.  Neste período, os praticantes de musculação conseguem alcançar um bom ganho de força.

Cuidados que devem ser tomados no Projeto Verão

Cuidado com a temperatura

Com o aumento da temperatura, o corpo tenta eliminar calor e você acaba suando mais e tendo um desperdício maior de líquido. Isso pode gerar uma desidratação, o que acarreta em desequilíbrio cardíaco. Para evitar o problema basta ingerir bastante água ou evitar fazer atividade física entre 10h e 16h.

Atividades complementares

Elas são importantes na perda de peso, mas quando feitas com cuidado. Fazer um esporte aliado à academia é sempre bom, mas você precisa saber equilibrar a rotina de exercícios com uma dieta específica, tais orientações você pode ter através de um médico de medicina esportiva.

Alimentação

Procure consumir um carboidrato e uma proteína. Fuja das dietas milagrosas e nunca faça atividade física em jejum e muito cuidado com os excessos, ao invés de ajudar os exercícios muito extenuantes podem provocar lesões, entorses ou até sérias complicações

Importância do descanso

O músculo precisa de um descanso para ter bons resultados. Forçá-lo constantemente pode gerar um princípio de lesão, o que pode levar todo seu trabalho e sua dedicação por água abaixo.

Enfim, contar com a medicina esportiva em seu plano de emagrecimento faz toda a diferença, afinal o grande erro que a maioria das pessoas cometem é começar uma rotina de exercícios pesada, sem antes o devido preparo, o que pode ocasionar problemas com lesões osteo-articulares.

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do blog.
Dr. Leonardo Fiuza

Dr. Leonardo Fiuza

Médico pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, especializado nas áreas de cirurgia geral, cirurgia bariátrica e medicina esportiva.
Coordenador do Pronto Socorro de Cirurgia e Hospital Paulo Sacramento e Sócio Fundador das Clínicas SimpleSaúde e Unique Instituto de Cirurgia,.

Comentar

Clique para comentar