Arquitetura

Prazer

Primeiro deixa eu me apresentar, meu nome é Einar Segura sou arquiteto trabalho preferencialmente aqui em Jundiaí pelo menos há 35 anos, fui convidado pelo Clube dos Caras para escrever sobre arquitetura, não tenho pretensão de escrever grandes textos ou desenvolver grandes ideias, mesmo porque estou achando escrever difícil demais, mais fácil é desenhar, projetar ou mesmo falar, encarar um papel em branco para iniciar um projeto nunca foi fácil, porém sempre tem em mente onde pretendo chegar assim parto do princípio de uma imagem imaginária que vou jogando no papel até conceber o projeto.

Não sei se escrevendo vou conseguir ter o mesmo didatismo, não que seja a primeira vez, pois algum tempo atrás por um curto período escrevi algumas matérias para o Estilo caderno dominical vinculado ao Jornal de Jundiaí.

Jundiaí sempre teve vocação em ter bons arquitetos , quando resolvi estudar arquitetura tinha como referência Araquen Martinho , Antonio Panizza e Suzana Traldi, por coincidência todos foram meus professores na FAU PUCC, mas antes deles Ariosto Mila e Vasco Venchiarutti depois Eduardo Carlos Pereira, Piu Lino, Cristina Figueiredo e Carmem Sarmento, Jeferson Nerasti e Rosana Ferrari todos grandes referências, mas não posso deixar de citar a geração que vem depois da minha, Ana Paula Vetori, Ana Paula Padovani, Beatriz Giorgi, Cássio Olivato, Larissa Carbone, Letícia Traldi, Macia Campos, Thomaz Sacchi, Renata Ferraz, Ricardo Felippi, Ricardo Gaspar, e Vinicius Ferrari, Ellen Ricon, Claudia Mendonça e tantos outros que se não foi citado é porque não encontrei no ultimo evento de alguma loja que costumamos chamar de fornecedores, mas que estão na mesma batalha: a de convencer um cliente a aceitar todas as suas ideias sem alteração ou questionamento, pura utopia porem não desistimos.

A vida profissional de um arquiteto nunca foi fácil porém é divertida, encontramos nessa jornada diversos tipos de pessoas, nunca um trabalho é igual ao outro, nunca um cliente é igual ao outro e saber traduzir seu cliente é essencial para desenvolver um bom projeto. Mas a nossa responsabilidade é muito grande imagine você que temos que orquestrar tudo que se refere a uma obra, quando eu falo tudo é tudo. . . 

Enfim hoje é só uma apresentação, a princípio minha, mas vou ter o prazer de conversar e apresentar o trabalho de outros profissionais vai ter muita pauta, afinal morar bem foi essencial para poder atravessar esses tempos turbulentos.

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do blog.
Einar Segura

Einar Segura

Arquiteto urbanista profissional liberal, 60 anos ,35 de profissão, atua na área de projetos residências e corporativos.