Empreendedorismo

Desconstruindo o Mindset empreendedor

Cara, muito se fala de se ter um Mindset empreendedor. Já ouviu? Bom, eu já ouvi mil e uma coisas sobre isso: dicas, tutoriais, fórmulas, conceitos, pré-conceitos e teorias que vão além dos antigos faraós. Faraós?! Pois é, não foram eles que começaram com esta atitude empreendedora há “mileanos” atrás?

Os misteriosos faraós, ao construirem uma pirâmide, não apenas foram grandiosos em seu empreendedorismo, mas também precursores de um símbolo que é único e reconhecido mundialmente até hoje, “mileanos” depois. Grandes empreendedores e grandes marketeiros, não é mesmo?!

Mas, cara, será que pra se ter um Mindset Empreendedor você precisa montar pirâmides? Bom, tem gente que diz que precisa acordar às 5 horas da manhã. Ou trabalhar 20 horas por dia, inclusive aos finais de semana. Tem gente que faz listinha com “as principais características de um midset empreendedor” cheio de dicas óbvias como:

– “Você deve saber onde quer chegar.

ou – “Você precisa saber lidar com desafios”.

Calma, tem piores – “Esteja sempre em movimento”.

Quer dizer então que se eu pegar um metrô na estação Luz sentido Paraíso às 5 e meia  da tarde de uma segunda feira, eu já tenho um Mindset Empreendedor?!

Cara, sério? Quanto bullshit! É muito guru pra pouco guri.

De qualquer maneira, de acordo com esses caras, se você não seguir essas teorias, você não tem um Mindset Empreendedor. Mas, para mim, um capricorniano raiz, workaholic, que valoriza o dinheiro e está sempre em busca de conquistas, valorizo, sim, o trabalho duro e as horas comprometidas, mas não vejo muita lógica em limitar um mindset a um conceito ou a uma fórmula “exata”, até porque quando falamos de mente humana, falamos de universo.

Estou estudando muitos empresários e empreendedores e quanto mais os estudo, mais me fica claro que não existe uma linha reta e certa a se seguir. As pessoas em suas individualidades se permitem ser um universo, onde cada uma funciona de uma forma. Tem gente que funciona a noite, tem gente que logo de manhã. Tem gente que parece nem funcionar, mas ganha dinheiro que é uma beleza.

Portanto, vejo que o denominador comum destes grandes empreendedores não são as regras com que empreendem ou a forma que organizam seus pensamentos. Seu mindset é o foco e a vontade de fazer acontecer. É a sede e a fome de quem está faminto e sedento pelo sucesso do seu empreendimento, da sua ideia, do seu sonho.

Cara, posso resumir então que um Mindset Empreendedor é simplesmente seguir o teu sonho? Começar, de uma vez por toda, e perseguir este sonho com todas as suas forças? Simples assim? Bom, não sou o dono da razão, mas fica aqui a reflexão de um conto popular:

“Toda manhã na África, uma gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o leão mais rápido ou ela será devorada. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a gazela mais lenta ou ele morrerá de fome. Não importa se você é a gazela ou o leão. Quando o sol nascer, é melhor você correr.”

Para mim simplificou? E para você?

Se você perdeu meu primeiro texto, aqui no Clube dos Caras, não deixe de conferir aqui neste link.

Cheers

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do blog.
Glauco Infanti

Glauco Infanti

Sócio proprietário da agência Madison, workaholic entusiasta do empreendedorismo e da gestão moderna, apaixonado por filmes, obcecado por viagens e fanático por esportes.