Empreendedorismo

Agilidade é o novo normal

Se o modelo de negócio moderno já estava migrando pra uma gestão baseada em Business Agility, com grandes, médias e pequenas empresas implementando sistemas Kanban e processos SCRUM, agora, então, no mundo em Pandemia, ficou mais evidente que a gestão das empresas tem que ser ágil.

Que 2020 acelerou o tempo dentro do nosso espaço já foi mais que comprovado pelos historiadores, cientistas, astronomos, astrólogos e alienígenas ocultos. E se você, ainda não percebeu como o tempo está passando mais rápido, cara, você está realmente em outra dimensão.

Com os dias mais curtos, o imediatismo impera na galaxia dos negócios e o novo lema é AGILIDADE. Se você é uma pessoa perfeccionista lendo esta matéria, já te adianto cara, faz uma pausa aqui. Respira. Toma uma água com açucar e aceita que dói menos.

Seth Godin uma vez disse “Esperar pela perfeição nunca é tão inteligente quanto progredir”.

Mais do que nunca essa frase faz todo sentido. As empresas que já entenderam essa mudança cultural de gestão enfrenta agora uma busca implacável para deixar todas as camadas de seus departamentos trabalhando de forma ágil. O momento é de resposta rápida às mudanças.

E, por falar em mudanças, as empresas agora também fazem uma gestão centrada no usuário, no cliente, no consumidor final. Acabou aquela coisa de lançar tendência, pois agora as mudanças partem de fora pra dentro. É o mercado que traz as mudanças, de forma cada vez mais específica e com um tempo cada vez mais veloz. Então, no meio de toda essa mudança, a empresa precisa se adaptar ao mercado para se manter no jogo.

Eu, particularmente, sou sempre a favor do equilíbrio: já que vai fazer, faz direito. Mas faz direito rápido, por que é pra ontem…. Soou familiar?!

Com tudo isso, valoriza-se mais e mais novos metodos de trabalhar, de enxergar as coisas, trazendo valores humanos, priorizando o que traz mais valor pro cliente. A empresa atual tem OKR’s desde o CEO até o faxineiro, todo mundo tem que ter um objetivo claro e apresentar resultados-chave com agilidade.

Mas, como aumentar a produtividade do time? Devo fazer uma reunião curta todo dia para alinhamento? As pessoas tem que ter alta disponibilidade? No home office a agenda tem que ficar aberta infinitamente? Call as 21hs, pode isso Arnaldo?

Bom, aí vai de gestor para gestor, mas duas coisas, muito simples, ao meu ver, fazem toda a diferença no seu processo ágil: Transparência na Comunicação e Disciplina como forma de liberdade.

Partindo daí, muito ainda tem que se fazer, mas tenho certeza que estará no caminho certo. Então, senhoras e senhores, apertem os cintos que o foguete vai decolar.

Cara, curtiu esse texto? Então não deixa de conferir também um assunto muito polêmico sobre MindSet Empreendedor que escrevi AQUI.

E se você curtiu MESMO, compartilha nas redes sociais e deixa a sua opinião sobre o assunto. Bora pra cima do mercado que o tempo não para e você também não pode parar.

Os conteúdos dos artigos publicados são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo, necessariamente, a opinião do corpo ou do conselho editorial do blog.
Glauco Infanti

Glauco Infanti

Sócio proprietário da agência Madison, workaholic entusiasta do empreendedorismo e da gestão moderna, apaixonado por filmes, obcecado por viagens e fanático por esportes.